quinta-feira, 7 de maio de 2009

CONGRESSO DISCUTE NOVO SETOR PÚBLICO

Brasília, 7/5/2009

O setor público precisa mudar. Ser mais forte para enfrentar a crise mundial e ficar mais próximo do cidadão. Esse é desafio colocado no II Congresso Consad de Gestão Pública, de 6 a 8 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O evento foi aberto pelo secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, representando o ministro Paulo Bernardo, e pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração, Paulo César Medeiros, atual secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte.
O secretário Executivo João Bernardo Bringel disse que o Congresso do Consad tem especial significado por dar andamento à Carta de Brasília assinada em 2008 e por estar em curso o Ano Nacional da Gestão Pública.
“Partimos do princípio de que se tornou imprescindível, hoje, orientar a ação do Estado para resultados”, afirmou Bringel, a respeito da nova agenda. Ele explicou que na nova dimensão a ser dada para o setor público, a atuação deve ter foco no cidadão, sem prejuízo da qualidade do gasto público e sob o mote da boa governança.
O presidente do Consad destacou que, especialmente em momentos de crise, como a crise financeira mundial do momento, os governos precisam funcionar. Para Paulo César Medeiros, a gestão pública só será legítima se operar resultados para a sociedade. “Nesse contexto, a ditadura dos carimbos e dos papéis tem que acabar”, disse ele, sobre procedimentos que precisam ser revistos.
A sessão de abertura contou também com a presença do Procurador de Justiça do Rio Grande do Norte, José Augusto Peres, e da secretária Adjunta de Gestão do Governo do Distrito Federal, Ceres Prates. Entre as autoridades do Planejamento participaram o secretário Executivo Adjunto, Francisco Gaetani, o secretário Adjunto de Gestão, Tiago Falcão, o diretor do Departamento de Programas de Cooperação Internacional em Gestão, Luis Antonio Padilha, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, e a presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena Kerr.
Depois da fala das autoridades, o II Congresso Consad de Gestão Pública prosseguiu com uma conferência sobre os custos do controle no setor público, a cargo do conferencista Michael Barzelay, consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e professor de Gestão Pública da Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres, Inglaterra.
Entre os demais especialistas convidados para os próximos dois dias do evento estão: Débora Wetzel, da Universidade de Johns Hophkins (Estados Unidos), que abordará os efeitos da crise internacional, e Bárbara Nunberg, gerente Sênior do Banco Mundial para a Reforma do Setor Público. Ela irá fazer uma reflexão sobre a aproximação da Ásia e da América Latina na busca do modelo gestão pública do século XXI.
O encontro, que reúne formadores de opinião, pesquisadores, acadêmicos e gestores de políticas públicas de todas as esferas de governo, terá 65 painéis para debate. Deverão ser tratados assuntos como qualidade do gasto público, boas práticas em compras e contratações públicas, meritocracia e cargos comissionados, inovações no SUS, inovações na gestão de recursos humanos e em programas educacionais, gestão dos municípios, gestão compartilhada, do meio ambiente, do conhecimento, entre outros.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra