terça-feira, 21 de julho de 2009

Futuro de 82 estagiários efetivados deve ser decidido pelo plenário do Senado, diz Heráclito

MÁRCIO FALCÃO


da Folha Online, em Brasília - 21/07/2009


O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), confirmou nesta terça-feira que vai aguardar um parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para decidir o futuro dos 82 funcionários da Casa que ingressaram como estagiários da gráfica e foram efetivados sem passar por concurso público.


Segundo Heráclito, se o parecer da CCJ apontar inconstitucionalidade, o caso deve ser decidido pelo plenário do Senado. O primeiro-secretário sustentou que, até uma decisão da comissão, não haverá nenhuma sanção a esses funcionários.

"Se a CCJ disser que é inconstitucional e voltar para a Mesa Diretora, eu vou defender que esta questão seja decidida pelo plenário. Até a decisão da CCJ, não tomaremos nenhuma medida. Nada será feito", disse.


Heráclito disse ainda que é preciso avaliar individualmente como fica a situação de sete desses 82 funcionários que já estão aposentados e de seis pensionistas.


O primeiro-secretário disse que a posição da CCJ é importante porque a Mesa Diretora que atuava na época da contratação optou por um parecer entregue à comissão defendendo a contratação desses funcionários. Os integrantes da Mesa, no entanto, engavetaram outro parecer, contrário à efetivação e recomendando a exclusão desses cargos.


O presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), já encomendou um parecer técnico de assessores para declarar inconstitucional a efetivação dos 82 estagiários porque em 1992 não era permitida a nomeação de funcionários sem concurso público --o chamado "trem da alegria".


Demóstenes disse a assessores que vai pedir para relatar o caso e defender que a medida foi irregular.

A contratação foi autorizada pelo então presidente do Senado, Mauro Benevides (PMDB-CE), atualmente deputado federal. A diretoria também informou que dos 82 estagiários efetivados, sete já estão aposentados e seis morreram --neste caso, os parentes recebem pensão. A decisão de transformar em cargos efetivos as vagas de estágio permaneceu escondida durante 17 anos.

Ofício assinado em 1991 por Benevides autorizava Agaciel Maia, então diretor-executivo da gráfica, a efetivar os estagiários no ano seguinte quatro anos depois da promulgação da Constituição, que proíbe, desde 1988, nomeações sem concurso público. A denúncia foi publicada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Em 1995, três anos depois da contratação dos estagiários, Agaciel tornou-se diretor-geral do Senado por indicação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele deixou o cargo em março deste ano, após as denúncias publicadas pela Folha de que ele teria escondido da Justiça uma casa avaliada em R$ 5 milhões.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra