quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pedido para três mil vagas


Jornal de Brasília - 22/07/2009

Ministério da Previdência quer realizar nova seleção ainda este ano


O Ministério da Previdência Social encaminhou ao Planejamento o pedido de abertura de concurso para preencher três mil vagas no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). Se o pedido for aprovado, serão mil vagas para o cargo de perito médico e duas mil para as funções de analista e técnico do Seguro Social – o órgão não informou como essas ofertas serão distribuídas.

Apesar de a realização de novos concursos ser ainda uma expectativa, os interessados em uma das carreiras da autarquia federal já devem iniciar os estudos, pois os prazos de validade das últimas seleções, realizadas em 2006 (perito) e 2008 (técnico e analista), expiram no ano que vem. Dessa forma, o Ministério do Planejamento deve autorizar o preenchimento de novas vagas em breve.

Em 2006, o INSS publicou edital para preencher 1,5 mil vagas de perito médico. As oportunidades estavam distribuídas entre todos os estados brasileiros e, para concorrer, era necessário que os candidatos tivessem concluído o curso de graduação em Medicina. O salário inicial oferecido foi de R$ 3.418,21. Atualmente, entretanto, o salário supera a casa dos R$ 5 mil.

O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas. Os candidatos foram avaliados por provas de conhecimentos gerais (peso 1), conhecimentos específicos (peso 3) e títulos. O conteúdo programático de conhecimentos gerais era composto por língua portuguesa, regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, código de ética e noções de informática.

O de conhecimentos específicos trazia o seguinte conteúdo: medicina geral, legislação de assistência social, legislação referente ao SUS, medicina do trabalho, legislação do trabalho e legislação previdenciária.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra