sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pente-fino agora como INSS

Coluna do Servidor
O Dia - 03/07/2009

A Secretaria Estadual de Planejamento vai cruzar a folha de pagamento de seus 240 mil servidores ativos com os cerca de 36 milhões de contribuintes do INSS. Serão considerados o nome do servidor, CPF, nome da mãe, matrícula e cargo.

A ideia é utilizar os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais do INSS, que reúne todos os segurados do instituto.

O objetivo é fechar o cerco a funcionários públicos e privados que mantêm acumulação ilícita de cargos.

Entende-se como irregularidade quem acumular cargos que ultrapassem a jornada semanal de 65 horas de trabalho.

A convocação dos servidores será logo após o resultado da pesquisa.

Ele deverá optar por seguir na carreira estável ou na iniciativa privada.

O estado esclarece que o salário não será cancelado antes de conversar com o servidor.

O projeto está em fase de estudos.

A proposta dos ministérios do Planejamento e daPrevidência Social é que o sistema seja utilizado pelas gestões de Recursos Humanos de todos os estados. Responsável pela varredura na folha de pagamento dos servidores, o projeto deverá ser bancado pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage), que é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro Nacional.

O secretário de Planejamento do Rio, Sérgio Ruy Barbosa, apresentou ontem, em Belém, no 76º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração, projeto que cruzou as folhas de pagamento entre o Estado do Rio e a União, que encontrou, como a Coluna revelou ontem, 2.578 servidores com suspeita de acumulação ilícita.

AÇÃO NOS MUNICÍPIOS

Além de cruzar as informações com INSS e União, o Estado do Rio vai passar o pente-fino nas folhas de pagamento de todos os servidores públicos dos 92 municípios do Rio. A Secretaria de Planejamento informou à Coluna que todos as cidades já foram convocadas a participar do programa e a entregar os dados de seu quadro de pessoal.

Os responsáveis pelos dados deverão repassar à Seplag as informações em arquivo digital, para agilizar o processo. Acredita-se que, se houver irregularidades, serão encontradas nas cidades limítrofes do Município do Rio.

RESULTADOS DEFINIDOS

A análise de dados das folhas de servidores estaduais e federais já foi concluída. Como O DIA publicou ontem, a Seplag encontrou 2.578 servidores com suspeita de acumulação ilícita de cargos. Juntos, eles têm 6.022 matrículas, nas duas esferas de governo. O grupo terá que se explicar. Caso a ilegalidade seja confirmada, o servidor terá que optar por uma das matrículas. Quando analisou informações do próprio estado, cerca de 440 servidores foram afastados por irregularidade, resultando em economia de R$ 4,3 milhões por ano.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra