sábado, 4 de julho de 2009

Reajustes assegurados! PB diz que "não muda nada"

Por:  Luciano Pires
Blog do Servidor - 03/07/2009

Acabou o suspense. 

Depois de reunir-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira pela manhã, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, confirmou que os aumentos autorizados ao funcionalismo federal serão pagos.


Disse PB:

“O presidente orientou e faremos o cumprimento dos acordos. Não muda nada”. 

O anúncio feito pelo ministro tranquiliza boa parte dos cerca de 1,8 milhão de servidores que tiveram aumentos salariais no ano passado e aguardam para julho o repasse da segunda parcela no contracheque. 

Na semana passada, 
durante a reunião da Junta Orçamentária, o presidente Lula havia determinado aos ministros Paulo Bernardo e Guido Mantega a manutenção dos acordos e do cronograma acertado com as categorias. Nesta sexta, a junta discutiu mais uma vez cortes no Orçamento 2009. A previsão de gastos com o funcionalismo, no entanto, não sofrerá alterações. Recursos reservados ao PAC e aos programas sociais também não. 

A estimativa oficial é que a parcela de julho tenha um impacto financeiro de R$ 7 bilhões nas contas públicas. Apesar da queda na arrecadação provocada pela desaceleração da economia, o governo avaliou que deixar de reajustar os salários do funcionalismo causaria desgastes políticos desnecessários ao governo e à pré-candidata Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra