quinta-feira, 16 de julho de 2009

Restituição a 14 mil servidores

Autor(es): ANAD’ANGELO
O Dia - 16/07/2009

Ministério do Planejamento vai devolver no começo de agosto dinheiro descontado indevidamente a título de parcelas de empréstimos pessoais, mensalidades e seguro. Vítimas das fraudes investigadas pela polícia no Rio ficam de fora


O Ministério do Planejamento informou ontem que devolverá com o salário de julho, pago no início de agosto, valores descontados indevidamente no contracheque de 14mil servidores federais em todo o País, a título de parcelas de empréstimos pessoais, mensalidades e seguro, entre outras cobranças autorizadas em folha. A quantia a ser devolvida refere-se ao montante cobrado dos funcionários, mas que não foi repassado pelo governo às empresas e entidades beneficiadas, as chamadas consignatárias.

A direção do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) afirmou que tem adotado a prática de reter o dinheiro descontado do salário do servidor e não repassar para consignatárias sob suspeitas de irregularidades, até a apuração de cada denúncia.

Essa medida é para garantir a devolução do dinheiro se for confirmada que a cobrança é indevida.

No entanto, os servidores ativos e inativos do Ministério da Saúde lesados pelas associações integrantes da quadrilha desbaratada pela Polícia do Rio, na segunda-feira, não receberão do governo o que já pagaram,
segundo a assessoria do ministro Paulo Bernardo. Embora tivesse conhecimento das suspeitas de fraudes envolvendo as associações de classe investigadas pela polícia do Rio, o Planejamento não suspendeu os repasses dos descontos dos contracheques dos servidores para essas entidades, como tem feito em outros casos. O ministério informou que foi o próprio órgão que encaminhou as denúncias para que fossem apuradas pela polícia.

Questionado por que não evitou a continuação do desconto e o repasse para essas entidades envolvidas em fraudes,
o Planejamento justificou que “eram poucas as operações”.

De acordo com a Polícia Civil do Rio, as associações teriam recebido um total de R$ 1,2 milhão de janeiro a maio e que as vítimas podem somar em torno de 4 mil servidores.

O ministério informou que os descontos em favor dessas associações envolvidas no inquérito da polícia do Rio estarão suspensos a partir da próxima folha de pagamento. Mas não quis dizer quantas e quais são as entidades atingidas pela medida (se aquelas encaminhadas à polícia pelo ministério, se as que tiveram o nome divulgado nos jornais ou as que estão no inquérito), alegando sigilo. Afirmou que o servidor saberá qual é ao conferir o seu contracheque.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra