quarta-feira, 29 de julho de 2009

SERVIDOR JÁ PODE ENVIAR DECLARAÇÃO DE VÍNCULOS NO SITE DA CGU

Sítio do Servidor

Brasília - 29/7/2009


Já está disponível no site da Controladoria-Geral da União (CGU) uma ferramenta para que servidores titulares de cargos e funções de confiança declarem vínculo pessoal com outros servidores do Executivo Federal. O endereço para preenchimento da declaração é www.cgu.gov.br/vinculo. O prazo para envio das informações termina no próximo dia 21 de setembro.

De acordo com o decreto 6.906/09, os ministros de Estado, os ocupantes de cargo de natureza especial e os titulares de cargos do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) devem, obrigatoriamente, declarar a existência ou não de vínculos com outros ocupantes de cargos ou funções de confiança na administração federal.

Devem ser declarados vínculos matrimonial, de companheirismo e de parentesco consanguíneo (parentes de sangue) ou afim (parentes do esposo ou esposa do agente público), em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, com pessoas que exerçam função de confiança ou cargo em comissão no Poder Executivo Federal (clique aqui para acessar a tabela com os parentescos).

A declaração também deve especificar vínculos com estagiário, funcionário terceirizado ou consultor contratado por organismo internacional, apenas na hipótese de atuarem no mesmo órgão em que o declarante exerce atividades.

Caso os agentes públicos que estejam obrigados a enviar a declaração não o façam, poderão sofrer Processo Administrativo Disciplinar. Os documentos serão analisados pela CGU com o objetivo de identificar possíveis práticas de nepotismo e adoção de medidas cabíveis.

Segundo a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento, a obrigatoriedade de enviar o formulário não se aplica aos órgãos ou entidades na quais não há cargos de natureza especial ou de DAS (universidades e agências, por exemplo).

Passo-a-passo

- O servidor deve acessar, no navegador Internet Explorer, o endereço eletrônicowww.cgu.gov.br/vinculo (no navegador Mozilla Firefox, não é possível realizar os procedimentos descritos a seguir). Em seguida, deve selecionar a opção “Acesse o Sistema Vínculo e preencha o formulário eletrônico”.

- Será aberta na tela do usuário uma janela para preenchimento de algumas informações. No caso de ser o primeiro acesso, deverá ser preenchido o quadro do lado direito, que solicita CPF, identificação única do Siape, data de nascimento e endereço de e-mail do servidor. Também será necessário preencher um campo com código de segurança, que aparecerá na tela.

- O servidor receberá, no endereço de e-mail informado, uma mensagem com a confirmação do pré-cadastro. Nesse mesmo e-mail haverá um link que deve ser acessado para confirmação dos dados.

- Na janela aberta pelo link, o servidor deverá criar uma senha pessoal para acessar posteriormente as informações cadastradas no sistema ou realizar alterações.

- Será aberta, então, uma janela com duas perguntas, onde, para respondê-las, o usuário precisa apenas de clicar em “sim” ou “não”. Na primeira pergunta, o agente deve responder se tem algum vínculo com titulares de cargos ou funções de confiança, abrangendo todos os órgãos do Executivo Federal. Na segunda, o servidor deve declarar se há vínculo com estagiário, terceirizado ou consultor internacional trabalhando no mesmo órgão em que exerce atividades.

- Depois de marcar as respostas, é preciso clicar no botão “gravar formulário”. Em seguida, aparecerá na tela do usuário uma janela informando que os dados foram enviados com sucesso. A mensagem informa ao usuário que o formulário deve ser impresso, datado, assinado e entregue na seção de pessoal onde o declarante trabalha.

- A impressão do documento pode ser realizada clicando-se no botão “imprimir”, localizado dentro de uma caixa amarela na parte superior direita da página.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra