Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 27/01/2010
A Ouvidoria-Geral da Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou o Relatório de Atividades da Ouvidoria, que traz uma síntese das principais atividades realizadas, além das estatísticas das solicitações recebidas por meio de sistema eletrônico, e-mail, atendimento pessoal, carta e ligação gratuita. A unidade recebeu 4.168 demandas no ano passado – 3.543 foram respondidas, 85% do total. Dentre os assuntos abordados pelo público interno da AGU destacam-se questões relacionadas a Recursos Humanos, como planos de saúde, pagamentos, benefícios, direitos trabalhistas, piso salarial de terceirizados, entre outros. Já entre as manifestações enviadas pelo público externo estão denúncias sobre funcionamento ilegal de casas de jogo e relatos sobre desvio de verba pública. Foram solicitados esclarecimentos sobre a atuação da AGU em relação à Lei Antifumo, cotas raciais nas universidades, células-tronco, piso salarial dos professores e anistiados do governo Collor. Segundo a ouvidora-geral da AGU, Mariana Rodrigues Melo, o objetivo é auxiliar na atuação das unidades e do órgão como um todo, deixando também a sociedade esclarecida sobre a atuação transparente da Advocacia-Pública.