sábado, 27 de março de 2010

CORREÇÃO NOS COMPROVANTES PARA IMPOSTO DE RENDA ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE QUARTA-FEIRA


Sítio do Servidor Público

Brasília - 26/03/2010


Os comprovantes de rendimentos referentes ao ano-base 2009 em que foram constatados erros no primeiro processamento, emitidos no início deste mês, estão sendo corrigidos e poderão ser acessados pelos servidores públicos federais a partir do próximo dia 31, quarta-feira.

A Secretaria de Recursos Humanos enviou hoje mensagem aos órgãos e às entidades integrantes do Sipec comunicando o reprocessamento e os novos prazos para os interessados consultarem os comprovantes utilizados para declarar Imposto de Renda.

A partir do dia 31, os servidores poderão fazer o download no Portal Siapenet (www.siapente.gov.br), apenas para conferência, e a partir do dia 6 de abril estarão disponíveis os comprovantes em meio impresso, que serão distribuídos pelas Unidades Pagadoras (Upag) dos órgãos e entidades.

A SRH/MP assegura que os comprovantes, em sua grande maioria, estão corretos. O reprocessamento atingiu apenas cinco situações:

- aposentados e pensionistas com 65 anos ou mais;
- aposentados com ocorrências de aposentadoria por invalidez que excluam do cálculo do IR;
- ajustes de pensão alimentícia sobre a gratificação natalina;
- servidores do GDF que recebem pelo Siape;
- anistiados políticos do Ministério do Planejamento.

Os servidores que estiverem em uma dessas situações devem, antes de preencher a Declaração de Renda, comparar o comprovante atual com o que será disponibilizado a partir de quarta-feira no Siapenet.


Para os demais servidores – ativos, aposentados e pensionistas – que não se enquadram nos casos acima, o comprovante emitido anteriormente está correto.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra