terça-feira, 16 de março de 2010

BERNARDO DESTACA PAPEL DO ESTADO NO CONSAD


Sítio do Servidor Público

Brasília - 16/03/2010


O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse na solenidade de abertura do III Congresso de Gestão Pública em Brasília, que o Estado tem “que valer a pena para o cidadão que paga impostos” e a discussão importante neste momento é se o Estado funciona para este cidadão.

Segundo Bernardo, o Brasil passou por um período em que o Estado esteve desorganizado e pouco preparado para atender às demandas da população. A inflação galopante não deixava espaço para ações de gestão e planejamento. Todas as ferramentas de Estado estavam voltadas para dominar a inflação e vários planos econômicos se seguiram até que o país finalmente conseguisse alcançar a estabilização econômica.

Em seguida, anos de ajuste fiscal levaram o Estado a uma “tarefa hercúlea” de conseguir receitas e a administração pública investiu muito na máquina arrecadatória e fiscalizadora e se formaram “ilhas de excelência no serviço público” como a receita federal. Mas do outro lado, o atendimento ao cidadão, a prestação de serviços, a execução de projetos de investimento, deixaram a desejar.

Paulo Bernardo destacou que desde 2003, o governo federal vem trabalhando para mudar este quadro ao investir na criação de novas carreiras e na profissionalização do serviço público. Foram autorizadas cerca de 173 mil vagas para concurso público, sendo cerca de 80 mil para a área de educação, segurança e atendimento à população como INSS.

Segundo Bernardo, é importante que os participantes do Congresso que reúne cerca de 1.700 gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal tenham a exata noção de que o atendimento ao cidadão deva ser a prioridade na definição das políticas de governo. Acrescentou que o Congresso é o fórum ideal para a troca de novas experiências que deram certo no sentido de oferecer melhores práticas e resultados para a população.

“Estamos avançando muito na direção da transparência dos atos da administração pública”, destacou o Ministro.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra