terça-feira, 30 de março de 2010

Grevistas vão ao Planejamento


Autor(es): # Ariadne Sakkis e Isabel Vilela
Correio Braziliense - 30/03/2010

Representantes dos servidores e docentes deverão se encontrar hoje com o ministro Paulo Bernardo. O objetivo é manter o pagamento da gratificação de 26,05%, como determina o STF
O comando de greve da Universidade de Brasília se encontra hoje com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para tentar dar um fim no impasse sobre o pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP), motivo pelo qual docentes, servidores e alunos estão em greve geral há 29 dias. A suspensão da gratificação implica uma perda de 26,05% nos salários. A audiência de hoje é resultado da mediação dos deputados federais do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e Geraldo Magella (PT). “Estamos muito preocupados porque entendemos que uma redução salarial provocará uma crise muito grande e afeta uma das instituições mais importantes do DF”, explica Rollemberg, que acompanha a crise desde o início.

O comando da greve garante que, ainda que a reunião renda bons frutos aos grevistas, a UnB não volta a funcionar até que o pleno pagamento da URP esteja garantido. “O
Planejamento já desrespeitou liminares anteriores. Não podemos sair da greve antes de ter garantias concretas e implementadas de que haverá o pagamento integral”, adiantou o professor de letras Dioney Gomes. Ou seja, é possível que até o julgamento do mérito da URP em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal, que deve acontecer até 15 de abril, a universidade permaneça de portas fechadas. “Faltam fatos concretos para o fim da greve”, completa Gomes.

Ontem, o comando de greve da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) se reuniu para definir os próximos passos da paralisação. As resoluções pré-aprovadas passam hoje pelo crivo dos demais professores em assembleia marcada para as 9h. Um dos principais itens é uma carreata em direção ao
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). “Nossa luta é contra oPlanejamento, que insiste em não cumprir as decisões judiciais em favor do pagamento da URP. O STF tem, em sua clarividência, nos protegido e saudamos a Justiça por defender os trabalhadores”, afirma o presidente da ADUnB, Flávio Botelho.

Sexta-feira à noite, a Reitoria da UnB foi informada do despacho da ministra Cármen Lúcia, do STF, confirmando o teor da liminar expedida por ela mesma em 2006, em que determina o pagamento integral e indiscriminado da URP a todos os servidores e docentes da universidade até o julgamento do mérito da ação proposta pelos professores.

“Caso a Justiça decida pelo não pagamento da URP, defendo a criação de uma gratificação de igual valor para impedir o corte salarial, teremos que buscar alternativas”, diz o deputado Rodrigo Rollemberg.

A causa dos professores e técnicos recebeu no domingo um apoio de peso. Durante a abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae), o ministro da Educação, Fernando Haddad, endossou a legalidade da URP. “Existe uma decisão judicial que deve ser cumprida. O Executivo não pode se sobrepor ao Judiciário”, afirmou.

“Esperamos que o apoio do MEC, dos deputados, as decisões favoráveis da Justiça e a própria greve surtam efeito com o
Paulo Bernardo”, declara o professor Gomes. O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) entrou ontem com uma petição no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que também expediu liminar ordenando o pagamento do benefício aos servidores, pedindo que o órgão reitere ao Mpog a determinação de cumprimento da decisão judicial.

Lamentos
Apesar da adesão massiva de estudantes à greve, a falta de aulas prejudica alunos que se formariam no meio do ano. O estudante de engenharia mecatrônica Gustavo Ramos, 25 anos, por exemplo, está no último semestre do curso e vê a paralisação como um empecilho para seu crescimento profissional. “Estou trabalhando em uma empresa onde a chance de ser contratado é muito grande. Com o atraso, continuo como estagiário em vez de ser contratado como engenheiro”, lamenta. Além disso, sua turma está programando uma festa de formatura, mas não consegue fechar os contratos necessários porque a data da colação de grau pode mudar quando as aulas recomeçarem.

O estudante do 5º semestre de matemática André Marcelino, 22 anos, concorda com as reivindicações, mas é contra a paralisação. “Não sou a favor porque acho que a greve não vai acelerar o pagamento”, avalia.

O que é a URP
A URP é um índice econômico criado em 1987, a título de compensação de perdas salariais causadas pela inflação. Inicialmente, apenas os servidores que entraram na Justiça para repor as perdas salariais causadas pela inflação foram contemplados. Em 1991, o benefício, que corresponde a 26,05% dos salários, foi estendido pela Reitoria a todos os funcionários da instituição. Recentemente, foi contestada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas duas liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) amparam todos os professores e uma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) beneficia os servidores. Ainda não houve julgamento de mérito. A expectativa é que o mérito do caso tenha prioridade no STF e seja julgado até 15 de abril.

O número
29
Total de dias que a Universidade de Brasília está paralisada

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra