terça-feira, 16 de março de 2010

JOÃO BERNARDO ABRE ENCONTRO E DESTACA RESGATE DE CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR


Sítio do Servidor Público
Brasília - 16/03/2010


Assim como resgatou uma política social ativa e a capacidade de investir do Estado, o Governo Federal está resgatando também a valorização do servidor público. E isso significa não apenas remuneração justa, mas investir em capacitação, para dar uma resposta permanente às demandas da sociedade, cada vez mais crescentes.

Essa foi a mensagem que o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, deixou a cerca de 500 pessoas que lotaram o auditório do Dnit, na manhã de hoje, na abertura do Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, que a Secretaria de Recursos Humanos do MP (SRH/MP) e o Comitê Gestor de Capacitação promovem até sexta-feira, 19.

Os participantes são servidores ligados à gestão da área, em todos os estados da Federação, que estão sendo mobilizados para implementar, nos órgãos públicos em que atuam, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.

Essa política é um conjunto de diretrizes e ações de caráter permanente, instituída em 2006, por meio de um decreto do presidente Lula (nº 5.707/06). Prevê, entre outros mecanismos, a elaboração, por cada um dos órgãos federais, de um plano anual de capacitação destinado a seus servidores. Todo o trabalho é acompanhado pelo Comitê Gestor, que também orienta as ações de capacitação.

O secretário-executivo do MP lembrou que desde muitos anos o Governo Federal procurou dar importância à constituição de “ilhas de excelência”, representadas por servidores mais qualificados, tratados de forma diferenciada, bem remunerados, bem capacitados para desempenhar seu papel – caso dos auditores, advogados, gestores, analistas de orçamento e outras categorias


.“Mas agora tenho a satisfação de ver o serviço público, por meio do Comitê Gestor, resgatar esse olhar da capacitação sobre o conjunto da administração pública e não mais apenas por ilhas de resultados como se via antes”, destacou João Bernardo.

Anfitrião do encontro, o secretário Duvanier citou o caráter estratégico da Política de Desenvolvimento de Pessoas para que o Estado possa prover o cidadão com serviços públicos de qualidade. “Não se pode ter um serviço público de qualidade sem o seu insumo fundamental que são as pessoas”, definiu o secretário de Recursos Humanos.

Também participaram da sessão solene de abertura os responsáveis pelas duas outras áreas do Ministério do Planejamento envolvidas com a política de pessoal no Executivo federal: Helena Kerr, diretora da Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, fundação considerada referência na formação e capacitação de

servidores; e o titular da Secretaria de Gestão,
Thiago Falcão, que tem, entre outras competências, a responsabilidade pela análise e renovação da força de trabalho.

A importância da política de capacitação foi sintetizada pelo secretário com números. Para ele, o Estado corre o risco de tornar-se anacrônico se não fizer investimentos nesse sentido, pois, além de exigir um novo perfil profissional de seus servidores, alinhado com a evolução da tecnologia, o governo vai precisar substituir nos próximos anos 40% da atual força de trabalho.

“De 2003 a 2009, tivemos 160 mil vagas autorizadas por concursos, com 107 mil ingressos de servidores novos na Administração Pública”, informou. “Isso significa que 20% dos servidores entraram há menos de sete anos. E 40% dos ativos estão hoje prestes a se aposentar. A sucessão desses servidores, com a necessária troca de experiências com os novos quadros é um dos desafios que teremos de enfrentar”, completou Falcão.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra