terça-feira, 16 de março de 2010

MP AUTORIZA CONCURSOS E NOMEAÇÕES PARA EDUCAÇÃO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 16/03/2010


O Ministério do Planejamento (MP) autorizou a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) e nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETs). Também foram autorizadas nomeações de candidatos já aprovados em concurso para essas entidades, que são ligadas ao Ministério da Educação (MEC).

A autorização para concurso público e nomeações nas IFEs foi concedida por meio daportaria nº 124, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). O documento autoriza a realização de concurso e o provimento de 4.992 cargos de professor da Carreira de Magistério Superior, 300 de professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e 4.198 de técnicos-administrativos em Educação. Essa mesma portaria autoriza o provimento de 108 cargos de professor da Carreira de Magistério Superior e 47 de técnicos administrativos em Educação, referentes a concurso já realizado.

Já a portaria nº 125, também publicada hoje no DOU, autoriza realização de novo concurso para contratação de 1.476 cargos pe professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e de 1.624 de técnico-administrativos em Educação, todos os cargos destinados às IFETs. A portaria autoriza ainda o provimento de 5.000 cargos de professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e de 3.900 de técnico-administrativos em Educação, relativas a concurso já realizado, para fazer parte dos quadros de pessoal das IFETs.

A autorização para realização de novos concursos públicos tem validade de seis meses, prazo em que os respectivos editais de abertura deverão ser publicados.

Em ambos os casos, a condição para que as nomeações ocorram é que haja vagas disponíveis na data na nomeação e disponibilidade financeiro-orçamentária.

Com a autorização do MP, cabe ao ministro de Estado da Educação fixar o quantitativo de vagas a ser destinado para cada instituição de ensino.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra