quinta-feira, 18 de março de 2010

União e Estados gastam R$ 1,7 bi por ano com pagamento indevido a servidores


Autor(es): Tarso Veloso, de Brasília
Valor Econômico - 18/03/2010


O governo gasta anualmente cerca de R$ 1,7 bilhão por ano com pagamentos irregulares a servidores públicos, como salário duplicado e acúmulo de funções, por exemplo. A conclusão é de um estudo sobre o funcionalismo da União e dos Estados, apresentado ontem pelo Ministério do Planejamento, que também lançou um projeto para criação de um cadastro único de servidores públicos do país.

O cadastro se destina a controlar melhor as contratações feitas pela União e Estados. Ao realizar o compartilhamento das bases de dados de servidores da União e de 13 Estados, o ministério encontrou 164 mil indícios de irregularidades, em cerca de 3 milhões de registros analisados.

O levantamento foi divulgado pelo Planejamento e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que reuniu-se durante dois dias, em Brasília, para debater o aperfeiçoamento da gestão pública. O estudo usa informações da União e dos governos de Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão e Paraíba. A Bahia aderiu ao projeto, mas não começou a compartilhar os dados.

As irregularidades foram classificadas por tipos. Foram encontrados 53.793 servidores com mais de dois cargos. Com contrato de dedicação exclusiva e com mais de um cargo, foram localizados 47.360 servidores. O número de casos que violam o artigo 37 da Constituição Federal, que regula todo o funcionamento da administração pública, atinge 36.113. Outros 26.898 mostram indícios de irregularidades graves, que exigem maiores investigações: 17 deles, por exemplo, são servidores que possuem cinco vínculos; 252 com quatro vínculos e 3,8 mil com aposentadoria por invalidez e com vínculo de serviço ativo.

A confirmação de irregularidade dos casos detectados só acontecerá somente a conclusão de todos os procedimentos legais, que envolvem desde a notificação do servidor até a exoneração. O prazo para que o relatório seja finalizado é fim de 2010. Para a secretária-adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro, o objetivo é garantir a transparência da administração pública. "Não somos a polícia, somos gestores de pessoas", disse a secretária.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra