segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Está na hora de se retomar as reformas constitucionais


Valor Econômico - 04/10/2010


A democracia no Brasil das eleições de 2010 dá mais uma prova de vitalidade. Já se passaram 25 anos desde o início da redemocratização e 21 desde a volta das eleições diretas para Presidente da República. Nesse período, o regime democrático passou pelo teste do impeachment de um presidente eleito e sobreviveu à desorganização econômica provocada pela hiperinflação. Neste momento, o país assiste à maior eleição de sua história em clima de absoluta normalidade tanto do ponto de vista político quanto econômico.

O avanço institucional é um fato. Resultados eleitorais no Brasil são conhecidos, na maioria absoluta dos casos, no mesmo dia do pleito - a exceção fica por conta de algumas disputas deste ano graças à indefinição, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a Lei Ficha Limpa. As fraudes ocupam um lugar marginal e decrescente nos pleitos, ao contrário do que ocorria no passado. Eleições não são mais contestadas com estardalhaço.

Apesar das imperfeições do sistema político, este não tem se constituído um obstáculo à modernização do país. Nos últimos 16 anos, sob os mandatos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, o Congresso aprovou reformas importantes, como a da Previdência Social e a da ordem econômica, que resultou na quebra dos monopólios estatais nas áreas de petróleo e telefonia.

A democracia criou as condições para a estabilidade e a retomada do crescimento da economia em bases sustentadas. A sexta eleição presidencial desde a redemocratização ocorre num momento especial. O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer este ano acima de 7%, a taxa mais alta em 24 anos. A inflação, apesar de superar a meta oficial de 4,5%, está razoavelmente sob controle. O Estado, apesar de ainda deficitário, é solvente e o setor externo, embora o país tenha voltado a acumular saldos negativos crescentes nas transações correntes, se mostra menos vulnerável.

Apesar do notável desempenho dos anos recentes, o Brasil precisa avançar em várias áreas não apenas para poder dar o salto esperado por todos, mas também para consolidar as conquistas já alcançadas. É preciso retomar as reformas institucionais, que, no governo Lula, perderam ímpeto, para resolver velhos problemas, deficiências que, agora, se tornaram um peso e tanto.

O país precisa, por exemplo, de uma reforma tributária que reduza a pesada carga de impostos que recai sobre os cidadãos e empresas - cerca de 36% do PIB, a mais alta do mundo em desenvolvimento - e simplifique o pagamento das obrigações. Além de cobrar uma miríade de impostos e de possuir 27

legislações diferentes para um único tributo (o ICMS), o Estado brasileiro convive com anacronismos como a taxação das exportações. É bom lembrar que, por causa da natureza dos tributos, os pobres pagam mais impostos do que os ricos no Brasil.

Outra tarefa inadiável é equacionar o déficit da Previdência Social e o dos regimes próprios de previdência dos servidores públicos na esfera federal. Ambos estão produzindo em 2010 um déficit de R$ 100 bilhões nas contas públicas. É urgente, portanto, enfrentar o problema, o que o novo governo deveria fazer já na largada, aproveitando-se do capital político que todo presidente eleito costuma ter no início do mandato.

A nova administração tem pela frente o desafio de recompor as contas públicas. Nos últimos dois anos, num primeiro momento por causa da crise financeira internacional e, depois, por causa das eleições, o governo diminuiu o superávit primário das contas públicas abaixo da meta, de 3,3% do PIB, necessária para manter a dívida líquida e o déficit nominal em trajetória de queda. Dezesseis anos depois de iniciada a estabilização, já passou da hora de o governo zerar o déficit público.

A agenda do novo governo precisa contemplar outras necessidades igualmente urgentes. Uma delas é ter um Estado enxuto, ágil e eficiente, uma infraestrutura que mereça esse nome e, em especial, uma educação de qualidade e com acesso universal onde isso está longe de ser uma realidade, como no ensino médio. O Brasil, mesmo com o progresso recente, não poderá ambicionar uma vaga entre as nações desenvolvidas enquanto não tiver um povo educado e com avanços constantes em todas as áreas do conhecimento.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra