quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Posto médico na UFRJ


O Dia - 28/10/2010

União inaugura, no próximo dia 5, unidade de atenção à saúde do servidor no Rio


Rio - O campus da UFRJ na Ilha do Fundão vai receber, no próximo dia 5, unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), que terá capacidade para atender, inicialmente, 12 mil funcionários públicos. No local serão oferecidas ações e atividades de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde, perícia oficial e assistência à saúde (saúde suplementar).

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Sérgio Carneiro, as ações que serão oferecidas no Rio fazem parte da política nacional de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal. “Estamos pondo em prática o conceito de prevenção e acompanhamento médico. O servidor quando fica afastado muito tempo do trabalho precisa voltar com dignidade e motivação. Ele tem que saber que não ficará sozinho e desamparado pelo Estado. Vamos visitar o servidor em casa, saber como é a qualidade de vida dele e outras informações que possam ajudar na evolução de seu quadro médico”, disse Carneiro.

Ele completou que será possível realizar exame periódico no local, procedimento que passou a ser obrigatório este ano. Mas que o servidor pode recusar se não quiser se apresentar.

O diretor antecipou que a União reservou R$ 3 milhões para futura ampliação do posto da UFRJ. “Vamos oferecer serviços básicos também, como consultório para avaliação”, explicou Carneiro.

Os servidores que apresentarem algum tipo de doença que não esteja relacionada a acidente de trabalho, ou provocada pelas atividades exercidas, poderão ser encaminhados para o SUS ou plano de saúde próprio.

Tome nota

70 UNIDADES
A intenção do Departamento de Saúde é instalar 70 unidades do Siass em todo o País.

PRAZO DE VALIDADE
Os acordos de cooperação terão validade de dois anos, a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogados mediante termo aditivo, desde que haja interesse das partes.

SEM GASTOS ALTOS
A ideia é que os resultados do programa sejam potencializados sem aumento de despesa.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra