sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pacto da negociação coletiva no setor público é a espinha dorsal da relação entre sindicatos e governo a partir de 2011


Luciano Pires
Blog do Servidor/CB - 08/10/2010



Uma dessas espinhas de peixe entaladas na garganta do funcionalismo e do governo, a negociação coletiva no âmbito do setor público está em fase final de debates. Entidades e Ministério do Planejamento se preparam para assinar o protocolo que resultou de uma ampla discussão dentro do grupo de trabalho criado para tratar do assunto.


O diálogo que antecede a greve é preceito básico para qualquer democracia que se preze. No Brasil, as coisas andaram invertidas por uns tempos: a turma das repartições precisava cruzar os braços para provocar o patrão e ser ouvida.

A Condsef, entidade que representa a maior parte de ativos e inativos do Executivo federal, outras organizações de trabalhadores e representantes do governo elaboraram propostas que estão na forma de minutas e de projeto de lei. Em linhas gerais, a definição de regras, de espaços, de tempo para um lado e para o outro discutirem propostas e contrapropostas vão mudar radicalmente o jeito de reivindicar, no caso dos sindicatos, e de tratar as questões colocadas sobre a mesa, no caso do governo.

Sem dúvida, as normas são um Norte importante para a consolidação de um relacionamento mais franco e responsável a partir de 2011. Ganhamos todos: sociedade, servidores e Estado.

No site da Condsef é possível ler os textos completos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra