quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Parabéns aos professores, fundadores de mundos


UnB Agência - 14/10/2010


Ser professor universitário é professar o compromisso de formar um cidadão e ser co-responsável na definição de seu projeto de vida. Ser professor é um ofício generoso que implica em oferecer as condições para o aluno superar o mestre. Ser professor é dar exemplo sem estimular a imitação.

O professor, parafraseando Rubem Alves, é um pastor de projetos. Dos projetos deles, estudantes, sem jamais nos projetarmos em seus sonhos. Tampouco podemos transformar nossos alunos em pedreiros de nossas próprias aspirações. Do contrário, estaríamos violando a essência do ofício de educador – aquele que, mais uma vez citando Rubem Alves, não é um burocrata das instituições, uma mera peça num aparelho ideológico do Estado.

Um educador é um fundador de mundos, um mediador de esperanças. Hoje, 15 de outubro de 2010, dia dos professores, dou parabéns, aos homens e mulheres que diariamente fundam mundos esperançosos na Universidade de Brasília. È uma honra tê-los como colegas.


José Geraldo de Sousa Junior

Reitor da Universidade de Brasília



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra