sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Programa prepara trabalhadores para aposentadoria saudável

UnB Agência - 01/10/2010


Saúde, finanças e qualidade de vida serão tema de oficinas e palestras. Atividades serão conduzidas por psicológos, médicos, assistentes sociais e administradores

Para garantir uma aposentadoria tranquila aos servidores, a Universidade de Brasília lançará o programa Viva Mais! na próxima terça-feira, 5 de outubro, em cerimônia no auditório da Reitoria. A ideia é orientar os servidores no planejamento da aposentadoria. Para isso, serão realizadas palestras, dinâmicas de grupo e oficinas sobre finanças, saúde e qualidade de vida.

As atividades serão conduzidas por psicólogos, médicos, nutricionistas, assistentes sociais e administradores. A cada semana, grupos de 15 pessoas se reunião por duas horas para tratar de temas como manejo de finanças, empreendedorismo e sexualidade. “Queremos combater os vilões do envelhecimento – solidão, ociosidade e dependência. Além de falar sobre os desafios que o fim de uma carreira podem trazer”, conta a professora Sheila Murta, uma das coordenadoras do programa.

Qualquer trabalhador poderá participar, independente de ser do quadro ou terceirizado. “Mas vamos dar preferência para aqueles que estão a menos de cinco anos da aposentadoria”, explica Cristineide França, diretora de saúde da UnB. Os encontros serão no Serviço de Assistência Médica (SAM) da UnB, que fica no ambulatório dois do Hospital Universitário (HUB).

O programa pretende criar um site com os depoimentos de aposentados que trabalharam na UnB. A intenção é que as experiências dos ex-colegas sirvam para mostrar como cada um aprendeu a lidar com os desafios dessa etapa da vida. Em uma próxima fase, o projeto deve ser ampliado para funcionários já aposentados.

Um levantamento feito entre os aposentados que frequentavam o Serviço de Assistência Médica da UnB deu base ao projeto. “Fizemos entrevistas para saber as principais necessidades deles e descobrimos que muitos têm dúvidas sobre o momento ideal para se aposentar”, disse a diretora de saúde. Cristineide aponta ainda que alguns servidores apresentam quadros de depressão quando deixam de trabalhar.

O programa é uma iniciativa da Diretoria de Saúde em parceria com o Instituto de Psicologia e a Secretaria de Recursos Humanos da UnB. A cerimônia de lançamento contará com apresentação do Coral dos Cinquentões, projeto de extensão da UnB, e com a distribuição de cartilha explicando os principais pontos do programa Viva Mais.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra