sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Senado lança em feira do livro publicação em braile com legislação consolidada do servidor público federal


Roberto Homem

Agência Senado - 08/10/2010


Os portadores de deficiência visual ocupantes de cargos na União já podem contar com uma publicação em braile contendo a Legislação Consolidada do Servidor Público Federal. Na tarde dessa sexta-feira (8) o Senado Federal lançou, na Bienal do Livro do Paraná, os textos divididos em três volumes. As primeiras entidades a terem acesso ao material foram o Instituto Paranaense de Cegos, a seção braile da Biblioteca Pública do Paraná e a Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar-PR).

Além da legislação referente ao servidor público, também foram doados às três instituições a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Lei de Falências, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Legislação Desportiva, o título Direitos Humanos e o livro O Velho Senado, de Machado de Assis. Também foram entregues Eu Senadoro um Passeio!(cartilha ilustrada distribuída durante a visitação às dependências do Congresso Nacional) e O Senado Federal (com informações sobre o Parlamento e o processo legislativo).

Ao fazer a entrega das publicações à Biblioteca Pública do Paraná, o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), Florian Madruga, comentou que os 14 milhões de brasileiros portadores de deficiência visual não encontram facilmente nas livrarias ou bibliotecas títulos em braile. Por esse motivo - explicou - e baseado no preceito constitucional de que todos devem ter acesso a informação, educação e cultura, o Senado criou seu serviço de impressão de livros em braile.

- Aproveitamos a presença do Senado Federal nos principais eventos literários do país para divulgar esse trabalho e fazer a doação do nosso kit de publicações em braile para entidades daquele estado que prestam serviços ao portador de deficiência visual - declarou Florian Madruga.

O professor Anastácio Panfilo Braga - responsável pelo atendimento ao público no setor braile da Biblioteca Pública do Paraná - defendeu a necessidades de os governos e prefeituras também disponibilizarem em braile as respectivas legislações que regem seus servidores. Ele também informou que a biblioteca dispõe de cerca de 2 mil títulos em braile, 1.500 livros em áudio e mais de 20 mil publicações digitalizadas.

Um acidente automobilístico ocorrido há 31 anos tirou a visão de Anastácio. Porém essa fatalidade não o impediu de prosseguir sua vida da melhor maneira possível. Ele contou com orgulho que tem o privilégio de ser o primeiro cego a concluir seu curso na Universidade de Londrina. Graduou-se como bacharel em Ciências Contábeis. Também analista de sistemas, Anastácio é professor do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba.

O chefe de gabinete da Diretoria Geral do Senado, Carlos Eduardo Batista Oliveira, e o diretor da Secretaria de Estágios, Petrus Elesbão Lima da Silva, entregaram as publicações reservadas para a Associação dos Deficientes Visuais do Paraná e o Instituto Paranaense de Cegos, respectivamente. Receberam os livros o diretor do departamento artístico e cultural da Adevipar, Paulo Roberto Bueno; e o professor Ênio Rodrigues, administrador provisório do Instituto de Cegos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra