domingo, 31 de outubro de 2010

União terá benefício para manter servidor na ativa


Alessandra Horto
O Dia - 30/10/2010


Em 10 anos, metade do funcionalismo poderá se aposentar


Rio - Preocupado com o envelhecimento do quadro de servidores ativos da União, o governo estuda medidas para retardar a aposentadoria do funcionalismo. O secretário de Recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, afirmou durante o 1º Seminário Nacional de Preparação para a Aposentadoria que, atualmente,o único incentivo para esse servidor permanecer na ativa é o abono de permanência.


Para ele, são necessários outros tipos de estímulos. “Precisamos pensar em formas de convencê-lo a retardar sua saída, pois essa é uma mão-de-obra bastante qualificada. É nesse sentido o projeto em discussão interna no governo: o de buscar uma forma de aproveitar a competência e a qualificação das pessoas que estão há mais tempo e que detêm a memória da máquina pública”, explicou.

Duvanier não falou, mas sabe-se que entre o estímulo podem estar uma gratificação ou a garantia de benefício maior na aposentadoria. O gasto se justificaria pelo fato de o País ter passado por longo período sem reposição de servidores públicos.

AMBIENTE DE TRABALHO


O diretor do Departamento de Saúde, Benefícios e Previdência da Secretaria de Recursos Humanos, Sérgio Carneiros, também declarou durante o seminário que o governo tem tido cuidado com os servidores ativos que precisam ter qualidade nos processos e no ambiente de trabalho para produzir melhor.

PREVENÇÃO E PROMOÇÃO

“Preparação para aposentadoria faz parte de um processo maior que é o da prevenção e promoção na área de saúde e de vigilância dos ambientes de trabalho”, afirmou. “Temos de melhorar a qualidade do trabalho, o que tem a ver com mudanças no ambiente e nos processos”, disse Sérgio Carneiros.

ESVAZIAMENTO

Sérgio Carneiro também identificou o risco de haver, num futuro próximo, o esvaziamento dos órgãos públicos devido à saída dos servidores mais antigos e do longo tempo sem concursos. Segundo ele, o governo recuperou o quadro de servidores com mais de 100 mil contratações.

DADO ALARMANTE

“Há um dado que pode ser alarmante: cerca de 50% dos servidores atuais terão, em um prazo de dez anos, condições para a aposentadoria, o que significa não apenas a necessidade de repor essa mão de obra, como também manter por mais tempo os que detêm o conhecimento' , avalia.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra