quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Visão do Correio : O Estado e as despesas com o funcionalismo


Correio Braziliense - 06/10/2010


Não derivam apenas de desperdícios na utilização de recursos, em parte devido ao paralelismo de órgãos com idênticas funções e de projetos malconduzidos, os gastos perdulários da administração pública. Contribuem com maior intensidade para a anomalia as rubricas orçamentárias para cobertura das despesas com o funcionalismo. Não há aparato seguro para identificar quais as necessidades do Estado quanto ao contingente de pessoal que deve servi-lo. Simples indicações do gestor de que é insuficiente o quadro disponível é bastante para ensejar nomeações.

Ocupa-se, agora, o Congresso de deliberar sobre projetos de lei há tempos em debate para colocar em nível racional o custeio da burocracia. O mais polêmico ou, dir-se-ia melhor, o mais exposto a reações enérgicas da classe é o que prevê a demissão deservidor admitido por concurso público. A insuficiência de desempenho, sustenta a proposta, é causa legítima para o ato extremo da dispensa.

Segue-se na ordem de inconformidade das representações classistas a iniciativa de alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). O objeto da mudança é colocar ordem no desembolso do Estado com recursos humanos, mediante revisão salarial pelo índice de inflação do ano anterior e mais 2,5%. Também causa repulsa aos assalariados governamentais o Projeto de Lei nº 1.992/2007, que põe fim à aposentadoria integral e cria a Previdência Complementar.

O conjunto das medidas desponta como imperativo institucional. Não há mais paciência da sociedade com o descontrole dos gastos correntes da administração. Mas não apenas em relação ao excesso de quadros chamados a movimentar a engrenagem estatal. Cabe também fazê-lo no tocante aos saques no Tesouro para financiar inovações dispensáveis umas, inúteis outras. No lado oposto, está a população privada de políticas eficazes de saúde pública e de educação de qualidade.

A possibilidade de demissão para servidores concursados não constitui novidade nenhuma. Portanto é irrelevante o clamor em condená-la. O artigo 41 da Constituição, § 1º, III, estabelece que o servidor público estável perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar. O que falta para tornar efetiva a punição é a regulamentação do dispositivo a cargo do Congresso.

É obrigação do Legislativo não cuidar apenas de limitações aos dispêndios públicos com a folha de pagamento. Cumpre-lhe criar os meios para o treinamento constante dos servidores, promover o acesso horizontal dos mais capazes, modernizar e melhorar a organização do sistema remuneratório e proporcionar-lhes ambiente digno de trabalho. A falta de avanços do gênero fomentará a impressão de que os projetos abrigam apenas a ideia de cortar direitos da classe.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra