domingo, 4 de março de 2012

BC é exemplo de eficiência



O Globo      -      04/03/2012





BRASÍLIA - Em meio a tanto desperdício de recursos ambientais e financeiros, existem alguns exemplos de racionalidade nos prédios públicos de Brasília. E o Banco Central é o melhor exemplo. Essa condição de excelência rendeu até uma piada entre os frequentadores do BC e do Ministério da Fazenda: o primeiro é comparado a um aeroporto, enquanto o segundo está mais para rodoviária. Há quatro anos, o BC passou por uma reforma e instalou sensores para controlar a água, com descargas a vácuo iguais às dos aviões. Os elevadores são acionados por computadores e seguem diretamente para o andar desejado. 



Com a substituição dos motores por equipamentos mais eficientes, o prédio consome 54% menos energia. Além de reciclar R$ 30 bilhões de papel-moeda descartado todos os anos, o BC manda também manda seus documentos para a reciclagem há mais de uma década. Só que depois de uma lei que obriga o serviço público a doar o material para associação de catadores, o Banco teve de abrir mão dos R$ 500 que recebia por mês para fazer uma boa ação. 


A instituição também diminuiu o papel: os relatórios passaram a terem frente e verso do papel impressos. Outro bom exemplo é o Banco do Brasil, que substituiu a estrutura de água e adotou a descarga ecológica. A água da chuva é coletada para o consumo dos próprios funcionários e clientes. (Gabriela Valente)



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra