quarta-feira, 14 de março de 2012

Cadastro para posse



Correio Braziliense     -    14/03/2012





O Ministério do Planejamento publicou portaria ontem no Diário Oficial da União que dá o ponto de partida para melhorar a qualidade dos cadastros de servidores do governo federal e facilitar o cruzamento de dados do funcionalismo da União, dos estados e das prefeituras.

Todos os aprovados em concurso que já ocupam outro cargo, passível de acumulação, nos governos estadual e municipal e nos poderes Legislativo e Judiciário, além das empresas estatais, deverão informar no ato da posse todos os dados referentes ao seu vínculo funcional ou benefício recebido. A medida destina-se basicamente aos professores e profissionais de saúde.

Quem já é aposentado pelo serviço público e os beneficiários de pensão de servidor público também têm que prestar as informações em relação ao cargo que gerou o benefício, que incluem o fundamento legal da aposentadoria, a jornada do cargo exercido e o nível de escolaridade exigido pelo cargo. No caso de pensionista, é preciso informar ainda o grau de parentesco com o instituidor da pensão e até a dependência econômica comprovada na data do óbito do servidor.

O Ministério do Planejamento também está exigindo a apresentação, a cada seis meses, em abril e outubro, dos contracheques de todos os vínculos desses servidores alcançados pela portaria. Conforme a portaria, o fornecimento das informações é condição indispensável para a posse e a permanência no cargo ou emprego público.

Os atuais funcionários da União que passem a ocupar outro cargo no Executivo federal, cuja acumulação é permitida, estão livres da obrigatoriedade de fornecer os dados, pois eles já estão na base do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), e o cruzamento já é feito automaticamente.

Para o secretário de Políticas Previdenciárias do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, além da moralidade na administração pública, o sistema nacional de dados permitirá que as aposentadorias e pensões sejam concedidas com mais rapidez, "pela confiabilidade dos dados disponíveis".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra