domingo, 25 de março de 2012

CCJ tem previdência dos servidores, ICMS sobre importados e reforma administrativa na pauta desta quarta



BSPF     -     25/03/2012






Na pauta da reunião desta quarta-feira (28) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) três dos quatro projetos previstos para votação vêm provocando intensas discussões no Senado Federal nas últimas semanas: a nova previdência para servidores públicos, a uniformização do ICMS sobre produtos importados e a reforma administrativa da Casa. Os senadores têm debatido as propostas em diversas audiências públicas a fim de se chegar a textos de consenso para a votação.

Primeiro item da pauta, o projeto de lei da Câmara (PLC 2/2012), que institui regime de previdência para novos servidores públicos federais, tem relatório pronto nas três comissões onde tramita simultaneamente – CCJ, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta prevê a criação de três entidades de previdência complementar, uma para cada Poder, e limita a contribuição e a aposentadoria dos servidores ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), hoje de R$ 3.916,20.

Relator da matéria nas comissões, o senador José Pimentel (PT-CE) é favorável sua aprovação, com a rejeição das 33 emendas apresentadas por senadores. Sobre o projeto, Pimentel observou que, no curto prazo, haverá um aumento da despesa pública com a introdução do novo regime de previdência. O gasto, entretanto, vale a pena por ser pequeno e totalmente compensado no longo prazo.

ICMS sobre importados
Já o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que uniformiza a cobrança de ICMS sobre importados, está mais longe de um acordo. O texto uniformiza as alíquotas, anulando incentivos fiscais à importação concedidos por alguns estados, que estariam contribuindo para a desindustrialização do país. Mesmo tendo sido debatido em duas audiências públicas na semana passada, uma delas tratando também de sua constitucionalidade, o texto segue sem relatório na CCJ.

O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), apontou inconstitucionalidades na matéria, como um vício formal – ela deveria ser apresentada na forma de lei complementar e não de projeto de resolução. Além disso, o senador também argumenta contra o mérito do projeto, encaminhou na quinta-feira (22) uma carta à presidente Dilma Rousseff criticando a proposta, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), e pedindo sua alteração.

O PRS 72/2010, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), tramita simultaneamente na CCJ e na CAE, onde já recebeu voto favorável do relator Delcídio Amaral (PT-MS). O relatório, porém, não foi votado para que primeiro fosse feita a análise da CCJ. Com isso, Delcídio terá de refazer seu voto.

Reforma Administrativa
Outra matéria considerada polêmica na pauta da CCJ é o Projeto de Resolução do Senado (PRS)96/2009, que propõe a reforma administrativa da Casa. A proposta tem relatório apresentado do senador Benedito de Lira (PP-AL), mas ainda não conseguiu ser votada na comissão. Relator da proposta na subcomissão temporária sobre o tema, o senador Ricardo Ferraço prometeu entregar voto em separado para análise dos colegas. Sua intenção seria promover uma redução na estrutura da Casa ainda maior do que a defendida pelo relator.

Quanto a cargos de confiança, por exemplo, o substitutivo de Benedito de Lira prevê redução nas funções comissionadas (ocupadas por servidores efetivos) de 2.072 para 1.309, menos 36,8%, e nos cargos em comissão, de livre provimento, de 1.499 para 1.237, menos 17,4%. No voto em separado que pretende apresentar à comissão, Ferraço reduz as funções comissionadas em mais da metade, 914, e os cargos em comissão para 1.219.

Controle interno
Na pauta da CCJ consta ainda a PEC 45/2009, que cria regras sobre a organização das atividades do sistema de controle interno da administração pública. Tendo como primeiro signatário o ex-senador Renato Casagrande (PSB-ES), a proposta visa fortalecer a estruturação dos sistemas de controle interno nos governos municipais, estaduais e federal, caracterizando sua atuação como essencial para o funcionamento da administração pública. Para isso, o sistema passa a se organizar com base em órgãos permanentes e em carreiras específicas de servidores concursados.

O projeto tem relatório favorável do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), com duas emendas de redação. A reunião da CCJ está marcada para as 10h de quarta-feira (28) na Sala 03, da Ala Alexandre Costa.


Fonte: Agência Senado



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra