sábado, 10 de março de 2012

Expulsões do serviço público federal batem novo recorde em fevereiro



BSPF     -     10/03/2012






O número de servidores públicos federais punidos com demissão, destituição ou cassação da aposentadoria continua batendo recordes. O mais recente ocorreu no mês passado, quando 48 agentes públicos foram expulsos do serviço público, o maior número de expulsões aplicadas no mês de fevereiro desde 2003. No mesmo mês de 2011, por exemplo, foram 39; em 2010, 18; e em 2009, 41. Nos últimos nove anos, já houve 3.600 punições expulsivas, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU).

Das 48 expulsões realizadas em fevereiro último, 41 foram demissões do cargo efetivo, seis destituições do cargo em comissão, e uma cassação de aposentadoria. Os dados constam de levantamento realizado pela CGU e divulgado nesta quinta-feira (08), no site do órgão. 
 (Veja aqui o relatório completo).

A intensificação do combate à corrupção e à impunidade na Administração Federal é uma das diretrizes do trabalho da CGU, responsável pelo Sistema de Correição da Administração Pública Federal, que conta hoje com uma unidade em cada ministério e é dirigido pela Corregedoria-Geral da União, órgão integrante da estrutura da CGU.

Além de criar o Sistema de Correição, a CGU instituiu um programa de capacitação em Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que já treinou, desde 2003, mais de dez mil servidores públicos no país inteiro, de modo a que os gestores não contribuam para a impunidade, deixando de instaurar os processos disciplinares que se recomendam, por falta de pessoal capacitado, como ocorria no passado.


Fonte: CGU




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra