terça-feira, 13 de março de 2012

Fórum de entidades apresenta ao Planejamento proposta emergencial de política salarial para setor público



Condsef     -     13/03/2012





Nesta quarta-feira, 14, acontece a primeira reunião no Ministério do Planejamento com representantes das 31 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 em defesa dos servidores e serviço público. O tema desse primeiro encontro com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, será política salarial para o setor público. 



Reunidas nesta terça, na sede da Condsef, as entidades debateram com a subseção do Dieese a necessidade de ajustes em uma proposta emergencial de política salarial que será apresentada ao governo. A proposta contempla uma série de instrumentos e elementos que buscam, entre outras coisas, a correção de distorções graves existentes no setor público.

Ao Planejamento as entidades voltarão a reforçar a necessidade de manter o cronograma registrado no protocolo enviado no dia 25 de janeiro que prevê a apresentação de uma proposta formal do governo para os servidores até o final do mês de março. 



Recentemente, o secretário-executivo do Planejamento, Valter Correa, chegou a reforçar que é intenção do governo manter o cumprimento desses prazos, nem que para isso seja necessária realização de reuniões noturnas e durante os finais de semana. Todas as entidades que representam os servidores das esferas dos Três Poderes estão dispostas a todos os sacrifícios para assegurar que uma proposta que envolva toda a pauta da Campanha Salarial 2012 seja apresentada para o conjunto do funcionalismo.

Mobilização e greve geral – As entidades mantêm um trabalho de mobilização permanente junto aos servidores. Nesta quinta-feira, 15, haverá um Dia Nacional de Lutas com atividades nos estados em defesa da categoria e dos serviços públicos. Também este mês, no dia 28, está confirmada uma marcha a Brasília que deve contar com a participação de 20 mil trabalhadores públicos de todo o Brasil. O objetivo é preparar a categoria para a necessidade de se iniciar uma greve geral caso não haja avanços nos processos de negociação com o governo.


Cada uma das 31 entidades que participam da Campanha Salarial 2012 vai discutir com sua base a paralisação de atividades. A base da Condsef, que congrega 80% dos servidores do Executivo Federal, realiza uma Plenária Estatutária em abril de onde sairá uma decisão a respeito da greve. Para a entidade, caso o governo não encare com seriedade o processo de negociações com os servidores, o caminho natural da luta da categoria pelo atendimento de suas reivindicações será o da paralisação.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra