domingo, 4 de março de 2012

Fundão de pensão



BSPF     -     04/03/2012





Novo regime de aposentadoria dos servidores vai zerar o déficit e financiar a infraestrutura.

A criação de um regime de previdência complementar para servidores da União caminhava para se juntar aos grandes tabus do Congresso Nacional. Afinal, desde 2007, o projeto pensado para estancar a sangria nas contas da Previdência jazia esquecido nas gavetas do Legislativo. Na quarta-feira 29, porém, o chamado Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) foi aprovado com folga na Câmara dos Deputados, inclusive com o apoio do PSDB. Em apenas uma década, a entidade, que só valerá para os novos servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, deve se firmar como o maior fundo de previdência do Brasil, com 220 mil beneficiários, superando a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil. Em dez anos, o patrimônio do fundo deve chegar a R$ 21 bilhões, segundo estimativa da Previdência, dinheiro com poder para girar a economia.


“Os fundos fechados já têm R$ 550 bilhões e com o Funpresp virão outros tantos”, avalia José de Souza Mendonça, diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência (Abrapp). A exemplo dos grandes fundos de pensão, o Funpresp poderá aplicar seus recursos em carteiras compostas por títulos públicos, renda fixa, imóveis e infraestrutura, se tornando uma nova fonte bilionária de recursos para rodovias, aeroportos, energia, etc. “Para a economia será nota 10”, diz Mendonça. Do ponto de vista fiscal, a boa notícia é o fim do déficit previdenciário a partir de 2048. “É um sinal muito positivo na parcela responsável pelo maior buraco na Previdência”, afirma Felipe Salto, economista da Consultoria Tendências.



Fonte: IstoÉ Dinheiro




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra