sábado, 17 de março de 2012

GOVERNO TERÁ DE DEMITIR ADVOGADOS SEM CONCURSO



EDSON LUIZ

Correio Braziliense     -     17/03/2012






Juiz dá 30 dias para o governo demitir profissionais não concursados que dão consultoria jurídica em ministérios.


Juiz federal estabelece prazo de 30 dias para que profissionais sejam dispensados pela União


A Justiça Federal determinou que o governo exonere todos os advogados não concursados que atuam em consultorias jurídicas nos ministérios. Segundo a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a medida liminar também estabelece um prazo de 30 dias para que o procedimento aconteça, sob pena de pagamento de multas diárias. Na semana passada, em atitude semelhante, a Justiça proibiu que o Ministério da Integração Nacional contratasse advogados temporários para suprimir a necessidade em seus quadros.


Segundo a Anauni, a decisão tomada pelo juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, da 20ª Vara Federal do DF, ainda será publicada. Mas nela o magistrado adverte que, caso a determinação não seja adotada, a multa diária será de R$ 10 mil por dia, além de punição por improbidade administrativa ao agente público que descumprir a determinação. "É uma decisão histórica", comemora o presidente da associação, Marcos Luiz da Silva.

"É um ato importante, até histórico, e até veio tarde, pois isso já estava previsto na Constituição Federal de 1988", observa Marcos. Para ele, a sentença do juiz mostra que a administração pública vinha descumprindo o que já estava decidido anteriormente.

O presidente da Anauni não soube explicar a abrangência da determinação, já que há dúvidas sobre a função dos consultores jurídicos, normalmente contratados como cargo de confiança. Mas, em uma sentença proferida há 10 dias, o mesmo magistrado analisou a situação ao julgar uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal contra a contratação de advogados temporários pela União. No processo, ele afirma que "toda e qualquer atividade jurídica no interesse do Poder Executivo Federal somente comporta ser realizada por advogado da União, procurador federal, procurador da Fazenda Nacional, consultor jurídico e assistente jurídico".


A Advocacia-Geral da União (AGU) pode recorrer da decisão.  A Anauni alega que a contratação de profissionais sem concurso afeta a lei. "Não se vê tal situação em nenhuma outra carreira jurídica", diz Marcos, citando o Ministério Público, Judiciário e a Defensoria Pública. "Em todas essas instituições, os cargos de natureza jurídica são de membros de carreira", observa o presidente da associação.





Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra