quarta-feira, 7 de março de 2012

Lei Duvanier vai à Câmara



GRASIELLE CASTRO
Correio Braziliense     -     07/03/2012





Dois meses depois da morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, que foi vítima de um infarto e teve o atendimento negado por dois hospitais privados de Brasília, a Casa Civil enviou ontem para a Câmara um projeto de lei que proíbe a exigência de garantias como cheque caução, nota promissória ou preenchimento de formulários administrativos antes da prestação de socorro a qualquer paciente. Duvanier foi rejeitado por não apresentar cheque caução.

De autoria dos ministérios da Saúde e da Justiça, o projeto revê a legislação atual e é mais rigoroso nas penalidades de crime de omissão de socorro. A proposta aumenta a pena de detenção, que atualmente é de um a seis meses, para um mínimo de três meses a um ano. Inclui ainda multa — a penalidade também passa a ser três vezes maior em casos de morte. Além dessas medidas, o texto prevê que os estabelecimentos de saúde coloquem em local visível aos pacientes as informações sobre a nova determinação.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o projeto dá mais segurança à população. Embora o cheque caução já seja proibido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o projeto ganhou força com a morte do ex-funcionário do Planejamento. No executivo, o texto foi apelidado de Lei Duvanier.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra