terça-feira, 20 de março de 2012

Mesmo com base rachada, Funpresp vai a votação



Congresso em Foco     -     20/03/2012





Senadores tentaram em vão incluir 33 emendas no texto

Depois de uma semana turbulenta, com direito a troca de líderes no Congresso, o governo Dilma Rousseff terá seu primeiro teste: a votação do projeto que cria um novo sistema de aposentadoria para os servidores públicos. Alvo de protestos de entidades de classe, a proposta é o terceiro item da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (20).

Em meio a uma grave crise de relacionamento com os partidos da sua base de sustentação, na semana passada, Dilma trocou os líderes na Câmara e no Senado. Eduardo Braga (PMDB-AM) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) entraram, respectivamente, nos lugares de Romero Jucá (PMDB-RR) e Cândido Vaccarezza (PT-SP). A mudança aconteceu depois de Jucá ajudar a tramar a queda do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. Na sequência da crise, o PR do Senado anunciou sua saída da base de sustentação, posição que deverá ser seguida pelo restante do partido. Outros aliados, como o PSC e o PTB, ensaiam fazer o mesmo.

Assim, para poder afastar a crise e tirar a pauta do Congresso da paralisia em que se encontra desde o início da confusão, os principais parlamentares do PT e do PMDB foram convocados para uma reunião na noite de ontem (19) com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Concursos, só depois da aprovação

No encontro, além de tentar ultrapassar os problemas de relacionamento, Ideli discutiu a pauta de prioridades do governo para as próximas votações. No Senado, a prioridade é aprovar o novo sistema de aposentadoria o mais rápido possível. A expectativa é que ele esteja pronto para sanção até meados de abril. Somente depois disso é que nomeações de servidores efetivos voltarão a acontecer. Assim como a liberação de novos concursos.

A maior inovação do projeto é equiparar as aposentadorias dos servidores públicos às da iniciativa privada. Fica estabelecido um teto para o servidor aposentado, que será o mesmo estipulado para os trabalhadores privados: R$ 3.916,20. A possibilidade de aposentadorias mais altas fica vinculada à contribuição para um fundo previdenciário, como hoje fazem aqueles da iniciativa privada. Para gerir os fundos de aposentadoria dos servidores do Poder Executivo, fica criada a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp). Outros dois fundos serão criados para os poderes Judiciário e Legislativo.

Sem emendas

Relator nas três comissões – além da CAE, analisam o projeto as comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Constituição e Justiça (CCJ) –, o senador José Pimentel (PT-CE) apresentou seu relatório na tarde de ontem (19), logo após ocorrer uma audiência pública que serviu de palco para uma série de críticas ao projeto. Ex-ministro da Previdência no governo Lula, Pimentel manteve o texto aprovado pelos deputados no mês passado, sem abrir espaço para acréscimos.

Pimentel foi fiel aos interesses do governo de aprovar o mais rápido possível a nova previdência do funcionalismo. Qualquer alteração que venha a ser feita pelo Senado implicará o retorno do texto à Câmara, para uma nova rodada de votação. Se o texto, porém, for aprovado pelo Senado da mesma forma como chegou da Câmara, ele irá à sanção presidencial.
Judiciário

No total, os senadores, muitos da base de sustentação de Dilma, apresentaram 33 emendas ao texto, rejeitadas por Pimentel. Uma parte delas tentava mudar o número de fundos que serão criados. Atualmente, são três, um para cada poder da República – Executivo, Legislativo e Judiciário. Algumas emendas sugeriam a criação de um fundo também para o Ministério Público.

Uma das emendas tentava criar uma exceção para o Poder Judiciário: os demais servidores perderiam a aposentadoria especial, mas não os juízes. A emenda era de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), mas patrocinada pelas associações de juízes e demais magistrados. Com o argumento de uma suposta inconstitucionalidade, as entidades diziam que o Executivo não poderia criar uma legislação sobre a aposentadoria dos servidores da Justiça. Tal mudança, segundo Valadares, só poderia vir do próprio Judiciário.

O socialista lembra que a Constituição Federal prevê a necessidade de uma lei complementar para tratar do assunto. E ela deve ser de iniciativa do presidente do poder Judiciário. No caso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). “Portanto, o projeto padece de vício formal de origem, impondo-se a remoção das regras que impõem à Magistratura a previdência complementar”, dizia Valadares na justificativa da emenda.

Outro argumento usado é que o projeto não prevê como será a aposentadoria no caso de desembargadores estaduais que assumirem cargos nos tribunais superiores. Também não estabelece a contribuição para advogados que entrarem para a magistratura por indicação dos chefes do Executivo. “Ora, não está prevista nenhuma regra de transposição de contribuições previdenciárias. Qual seria, então, a solução?”, questinou Valadares.

O argumento do vício de origem, porém, pode ser interpretado como uma reação da magistratura contra a possibilidade de os próximos integrantes do setor não terem mais direito à aposentadoria integral.

Mudanças

Não foi apenas o Judiciário que mereceu atenção dos senadores. O Ministério Público também foi alvo de emendas apresentadas. Pelo menos duas delas tratavam da criação de um fundo exclusivo para a categoria. Uma, inclusive, acrescentava a Advocacia Geral da União (AGU) e a Defensoria Pública. Outra colocava servidores da carreira junto com funcionários da Justiça.

Outra emenda rejeitada tratava de estender o atual sistema, com aposentadorias integrais, às pessoas aprovadas em concurso público e que ainda não assumiram os cargos. O autor da proposta, Sérgio Souza (PMDB-PR), argumentou que, ao se inscrever para um concurso, os candidatos participaram do certame com base em determinadas normas em vigor. “Não é justo que, após terem sido aprovados, essa regra se modifique”, disse.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra