quinta-feira, 29 de março de 2012

Procuradores garantem realização de concurso para cargos técnico-administrativos no Ceará



AGU     -       29/03/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a realização de concurso público para cargos técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O certame ocorreu no último domingo (25/03), com mais de 37 mil candidatos inscritos. A decisão cassou os efeitos da liminar obtida pela Defensoria Pública às vésperas do exame, sob alegação de que a UFC teria desrespeitado o princípio da isonomia ao não receber via internet recursos de candidatos que pediam mudança de opção do cargo concorrido.

Em juízo, a Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), a Procuradoria Federal no Ceará (PF/CE) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFC) demonstraram que a instituição de ensino indicou a todos os candidatos, que pediram alguma alteração ou retificação, ainda dentro do prazo de inscrição, como proceder, evitando qualquer prejuízo à concorrência. Além disso, afirmaram que a autora não trouxe qualquer elemento concreto que desse suporte às suas alegações contra o concurso.

Os procuradores da AGU também sustentaram que a suspensão abrupta do exame inviabilizaria a comunicação a todos os fiscais, colaboradores e, sobretudo, aos candidatos. Ressaltaram que o investimento de cerca de R$ 800 mil para a organização do concurso seria perdido com o simples adiamento da prova, cuja remarcação exigiria novos custos ao erário e longo período de antecedência para nova programação.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) acolheu os argumentos das procuradorias e determinou a realização do exame. O desembargador responsável pela decisão afirmou que "a suspensão do concurso, na véspera de sua realização, provocaria inúmeros transtornos para os candidatos inscritos, muitos dos quais realizaram despesas para deslocamento e acomodação na cidade de realização das provas". Destacou, ainda, o vultoso prejuízo financeiro que seria suportado pelos cofres públicos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra