quarta-feira, 28 de março de 2012

Reajuste emergencial de 22,8% com correção de distorções.



BSPF     -     28/03/2012





Nesta quarta-feira, 28, servidores de todo o Brasil farão uma marcha em Brasília por avanços nos processos de negociação com o governo. A atividade reúne as 31 entidades que compõem a Campanha Salarial 2012 pelo atendimento de sete eixos emergenciais da categoria .

A concentração para o início da marcha começa às 9 horas em frente à Catedral de Brasília. Às 10 horas os servidores saem em passeata até o Bloco C do Ministério do Planejamento onde farão uma vigília enquanto aguardam os desdobramentos de uma reunião entre a Secretaria de Relações do Trabalho e as 31 entidades nacionais. A reunião está agendada para as 11 horas onde a categoria aguarda o retorno do governo sobre as demandas apresentadas pelos servidores. Na pauta estão política salarial permanente, valorização do salário base dos servidores, incorporação de gratificações, além de reajuste emergencial de 22,8% com correção de distorções. A questão do reajuste nos benefícios como auxílio-alimentação, transporte, creche, plano de saúde também será debatida.

Ainda na reunião o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, deve apresentar retorno a mudanças solicitadas no projeto de lei (PL) 2203/11 ligadas à insalubridade e jornada de trabalho dos médicos. A expectativa das entidades é de que o governo traga algo consistente como respostas às diversas demandas apresentadas. O resultado dessa reunião será avaliado pelas entidades. Os servidores esperam avanços significativos nos processos de negociação com apresentação concreta de propostas aos trabalhadores. Até o momento o governo tem insistido em estender o prazo de negociações até o dia 31 de agosto.

LDO é determinante para negociações – As entidades argumentaram que agosto é um prazo inviável e lembraram que já haviam encontrado consenso nesse tema com o secretário Duvanier Ferreira, que faleceu em janeiro. A insistência dos trabalhadores em pressionar pelo avanço das negociações e apresentação de propostas tem razão de ser. Seria desproporcional estender as negociações até agosto já que o governo tem até o dia 15 de abril para encaminhar ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que aponta quanto do orçamento será disponibilizado para atendimento dessas demandas.

Os representantes das 31 entidades insistem que o Planejamento diga quanto o governo irá dispor do orçamento 2013 para investir no setor público. A informação é importante para que se consigam avanços nos processos de negociação. A categoria deve permanecer atenta, mobilizada e pronta para pressionar pelo cumprimento de acordos e avanços nas negociações.

Fonte: Condsef



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra