domingo, 18 de março de 2012

Senado debate Funpresp amanhã



Diário do Nordeste     -    18/03/2012





Tramitando em regime de urgência, projeto será examinado simultaneamente por três comissões

Brasília. A criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp) será tema de audiência pública a ser realizada amanhã (19), pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. O autor dos requerimentos é o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH.

O projeto de lei que cria o Funpresp, de iniciativa do governo, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de fevereiro. O texto (PLC 2/2012), que chegou ao Senado em 2 de março, tramita em regime de urgência constitucional. A proposta será examinada simultaneamente pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com o texto aprovado pela Câmara, quem ingressar no serviço público após a vigência das novas regras terá sua contribuição previdenciária limitada a 11% do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Esse teto - hoje fixado em R$ 3.916,20 - será também o limite da aposentadoria paga pela União, segundo o texto aprovado pelos deputados.

Se quiser uma aposentadoria maior, o servidor poderá contribuir com o fundo de previdência complementar do Poder onde trabalha - Executivo, Legislativo ou Judiciário. Se fizer essa opção, o trabalhador receberá a complementação do respectivo fundo, que terá contrapartida da União. O Funpresp não atinge o regime previdenciário dos servidores militares.

Bancada cearense

Dos 20 deputados componentes da bancada do Ceará que compareceram na noite do dia 28 de fevereiro à votação do Projeto de Lei 1992/07, do Executivo, que institui a previdência complementar para os servidores civis da União, nove votaram contra o texto-base do projeto, um se absteve (Genecias Noronha - PMDB) e outro deputado se declarou em obstrução (Raimundo Gomes de Matos, do PSDB).

Somente nove deputados acompanharam a orientação do governo, para aprovar a matéria na Câmara dos Deputados, que acabou passando por 318 votos a favor, 134 contrários e duas abstenções.

Formada em sua maioria por parlamentares governistas, a bancada cearense, que tem 22 integrantes, ficou dividida na aprovação do texto-base. Os deputados do partido governista (PT), Eudes Xavier, Artur Bruno e José Airton, votaram contra a proposta. Eles afirmam não teme uma retaliação do governo por ter votado contra o projeto.

Participantes

Entre os convidados para o debate no Senado estão o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin; o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; e o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Álvaro Sólon de França, além de dirigentes de associações de servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de entidades representativas dos magistrados.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra