quarta-feira, 28 de março de 2012

Servidor federal: fundo complementar de previdência deve entrar em vigor ainda este ano



Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     28/03/2012





A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), que só deveria começar a funcionar em 2013, pode entrar em vigor ainda este ano. O secretário de políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, afirmou que a mudança deve começar a valer até outubro deste ano.

— O Senado tem dado sinalizações de que o projeto será aprovado mais cedo do que se imaginava. E o governo está mobilizado para sancioná-lo logo em seguida. A ideia é que tudo esteja pronto até outubro, mas vou fazer o possível para errar esse prazo e antecipá-lo ainda mais — brincou o secretário, deixando claro que o governo tem pressa na aprovação do projeto, que está no Senado e passará a trancar a pauta da Casa no próximo dia 16.

Quanto mais cedo a Funpresp entrar em vigor, maior será o número de servidores regidos pelo novo sistema, que não será obrigatório para quem já é da União.

Com a criação da Funpresp, os futuros servidores federais que quiserem ganhar mais do que o teto do INSS (hoje em R$ 3.916,20) terão que fazer uma contribuição adicional para um fundo complementar. O governo também vai injetar dinheiro, até o limite de 8,5% da parcela do salário do funcionário público que exceder o teto da Previdência Social.

Votação acelerada
O Projeto de Lei 2/2012, que institui a previdência complementar dos servidores federais, foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e deve ser apreciado nesta quarta-feira por outras duas, a de Assuntos Sociais (CAS) e a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). 

A pedido do governo, a proposta está tramitando em regime de urgência, permitindo que todas as comissões avaliem a matéria ao mesmo tempo. A CCJ chegou a fazer uma reunião extraordinária nesta terça-feira para a leitura do relatório favorável à aprovação.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra