domingo, 4 de março de 2012

Servidor federal: projeto de fundo complementar já está no Senado



Jornal Extra     -     04/03/2012





Já chegou ao Senado o projeto de lei que muda as regras de aposentadoria dos futuros servidores federais. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria, aprovada na última quarta-feira pela Câmara dos Deputados, vai tramitar em regime de urgência, a pedido da presidente Dilma Rousseff.


Com isso, os senadores terão 45 dias para votá-la. Caso isso não aconteça dentro desse prazo, o projeto passará a trancar a pauta, impedindo a apreciação de outras propostas enquanto as mudanças na previdência do funcionalismo não forem votadas. A pressa do governo é tanta que três comissões vão analisar a matéria ao mesmo tempo: a de Assuntos Sociais (CAS), a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Os senadores terão cinco dias para sugerir emendas.


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o tema terá prioridade na Casa:
— Essa é uma das matérias importantes que nós temos que votar. Terei que consultar as lideranças, mas meu ponto de vista pessoal é de que devemos votar o mais rapidamente possível.


A proposta, agora chamada de Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 2/2012, prevê que os futuros servidores federais vão descontar 11% do teto do INSS — hoje de R$ 3.916,20 — para receber o valor máximo pago pela Previdência Social. Caso queiram engordar a aposentadoria, terão que contribuir para um fundo chamado de Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp), com mais 8,5%, mesmo percentual da União.


O secretário de políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, afirmou que, com a mudança no sistema, o déficit do sistema de pagamento de benefícios ao funcionalismo federal deve zerar em 2040. O valor atual do rombo está na casa dos R$ 60 bilhões.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra