sexta-feira, 16 de março de 2012

UnB vai restituir gratificação de 54 professores e funcionários



UnB Agência    -     16/03/2012





Servidores terão de comprovar o direito ao benefício, que foi suspenso pelo Ministério do Planejamento em janeiro, sem aviso prévio. Pagamento retroativo virá na próxima folha salarial

A Universidade de Brasília vai restituir a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI – Outros Poderes) de 54 professores e servidores que tiveram o benefício suspenso em janeiro, sem aviso prévio, por determinação do Ministério do Planejamento. A gratificação está prevista pela Lei 8.112/1990.

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) vai notificar os docentes e técnicos a apresentarem, em um prazo de 10 dias contados a partir da data de notificação, os documentos que comprovem o direito à VPNI.

A revisão dos casos pelo DGP foi autorizada pelo Ministério do Planejamento em documento encaminhado à universidade nesta quinta-feira, 15. “Garantimos a ampla defesa e o contraditório. Quem recebe o benefício continuará a recebê-lo até a definição do caso”, comemorou a decana Gilca Starling.

O DGP informou que a gratificação será reestabelecida na próxima folha salarial, que fecha nesta sexta-feira, 16. “Vamos pagar os valores retroativos ao mês de janeiro, reparando o dano desde a data em que o benefício foi cortado”, acrescentou Gilca. “O DGP e a administração superior fizeram todas as ações para proteger e defender o interesse dos trabalhadores, ao contrário do que, muitas vezes, é noticiado pelos sindicatos das categorias”, afirmou a decana.

QUINTO – A VPNI (Outros Poderes) é um tipo de vantagem pessoal que os servidores públicos tinham direito até 1995, quando foi extinta pelo governo. Era incorporada ao salário nas situações em que o servidor havia exercido função comissionada ou de direção em órgãos dos Poderes Legislativo ou Judiciário. A cada ano trabalhado no outro órgão, o servidor acumulava dois quintos da remuneração do cargo. Daí porque a gratificação é conhecida como “quinto”.

Um professor que tivesse exercido, por exemplo, alguma função de chefia ou de direção no Senado Federal por três anos, após deixar a vaga passava a somar no salário o valor correspondente a 60% da remuneração recebida pelo cargo. Se a função fosse exercida por cinco anos, o benefício era incorporado de forma integral e o funcionário passava a receber, a título de gratificação, o salário que recebia quando ocupava o cargo comissionado. 

RECURSO – O DGP já definiu a situação de cada caso. São 31 docentes e 23 servidores, dos quais 39 estão aposentados. Parte desse total é formada por pessoas que tem direito à VPNI, mas não na atual categoria. “A rubrica Outros Poderes só vale para quem exerceu função em órgão do Legislativo ou Judiciário. Nas situações em que o beneficiário tenha exercido função gratificada em órgão do Executivo, o cálculo deve mudar”, explicou Arthur Pullen, coordenador de operações financeiras do DGP.

A Procuradoria Jurídica da Universidade emitirá parecer sobre cada caso, atestando a regularidade ou não do recebimento da VPNI (Outros Poderes) e sugerindo a adequação do benefício. Se houver divergência entre as conclusões do DGP e da PJU, caberá ao próprio Ministério do Planejamento retificar a situação da gratificação nos salários dos funcionários da UnB.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra