terça-feira, 3 de abril de 2012

Advocacia-Geral assegura no TST direito da Universidade Federal de Viçosa descontar valores recebidos indevidamente por servidores



AGU     -     03/04/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a possibilidade de a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promover a restituição ao erário de diferenças salariais pagas indevidamente a servidores. A decisão reforma entendimento anterior de que o desconto não poderia ser feito.

O caso chegou ao TST após um funcionário ter acionado a Justiça do Trabalho para que a Universidade não descontasse os valores já recebidos. Mas, o Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (DEPCONT/PGF), a Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFV) explicaram que a imediata reposição, mesmo quando o pagamento foi realizado mediante decisão judicial, encontra respaldo no artigo 37 da Constituição Federal.

Os procuradores da AGU salientaram que a obrigação de restituir o pagamento impróprio já está pacificada. "Todo aquele que recebeu o que não lhe era devido fica obrigado a restituir, obrigação que incumbe àquele que recebe valores que se tornaram indevidos posteriormente, como é no caso concreto", afirmaram.

A Oitava Turma do TST acolheu os argumentos da AGU para que a Universidade continue a fazer os descontos dos valores já recebidos. O colegiado destacou que a primeira decisão judicial que havia estabelecido o pagamento aos servidores foi desconstituída e, portanto, sem mais efeitos no mundo jurídico.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra