quarta-feira, 18 de abril de 2012

Advocacia-Geral garante no STF demissão de servidores do Ministério da Agricultura envolvidos em desvios de verbas e outras irregularidades



AGU     -      18/04/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a demissão de 12 servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), envolvidos em fraudes em licitações, desvio de verbas do Plano de Lavoura Cacaueira, em Alta Floresta (MT), extração ilegal de madeiras, cultivo e venda irregular de produtos agrícolas, e criação de abelhas e comercialização de mel sem autorização legal.

Em Mandado de Segurança, eles pediam ao STF a anulação do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que determinou a demissão dos servidores, sob alegação de que houve ofensa à ampla defesa; que a comissão processante seria formada por agentes administrativos sem formação em auditoria ou contabilidade; e que as contas foram aprovadas pelos Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT) da AGU, em defesa do Mapa, afirmou que a Comissão Disciplinar possui ampla liberdade de agir e não está restrita às conclusões do TCU e da CGU, porque tais órgãos analisam e aprovam as contas de modo geral e a partir de amostragem.

Os advogados da SGCT observaram que foi garantido a todos eles o direito ao contraditório e a ampla defesa, como prevê o artigo 156, parágrafo 1º, da Lei 8.112/90. "Dois dos impetrantes foram responsáveis pelo arrolamento de 240 testemunhas, sendo 208 de caráter eminentemente protelatório", informaram na síntese do memorial entregue aos ministros do STF.

Eles ressaltaram que a comissão deferiu a oitiva de 32 testemunhas, sendo que algumas delas foram ouvidas fora da localidade onde transcorria o PAD, devido à própria estratégia dos servidores de listar testemunhas em locais distantes.

Também destacaram que não cabe Mandado de Segurança para discutir a idoneidade dos membros da comissão, pois haveria a necessidade de produção de provas, o que não é possível com a via eleita.

O STF concordou com a defesa e negou o pedido dos servidores, mantendo a demissão.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra