sábado, 7 de abril de 2012

Concursados engordam a Previ



Gustavo Henrique Braga
Correio Braziliense      -      07/04/2012






Contratações de servidores públicos inflam o caixa dos fundos de pensão de estatais. A fundação do Banco do Brasil, maior da América Latina, viu um de seus principais planos atingir ativos no valor de R$ 2,8 bilhões
A renovação nos quadros do funcionalismo por meio da contratação via concurso público está provocando uma revolução nos fundos de pensão. O exemplo mais evidente é o da Previ, maior entidade de previdência complementar fechada da América Latina. Depois de passar por um período de estagnação no número de associados, a fundação registrou, em 2011, seu melhor resultado desde 1997 no plano Previ Futuro. Dos 8.764 funcionários que ingressaram no Banco do Brasil, 93% (8.180) aderiram à Previ. Com isso, o plano superou a marca de 74 mil participantes e R$ 2,8 bilhões em ativos no fim do ano passado.

Os resultados não consideram os associados ao Plano 1, o mais antigo da Previ, com cerca de 120 mil participantes, que está fechado a novas adesões. Ainda assim, para o presidente da Previ, Ricardo Flores, os números comprovam que a cultura previdenciária se consolida no Brasil na medida em que aumenta a conscientização das pessoas em relação à importância das contribuições adicionais. Ele lembrou que cada vez mais pessoas recorrem às contribuições adicionais como estratégia para garantir uma aposentadoria sem redução drástica nos rendimentos. "Com a estabilidade econômica, o aumento de renda da população e a disseminação da informação a respeito dos benefícios da previdência, a procura por produtos e serviços que garantem um futuro melhor tornou-se cada vez maior", justificou.

Flores atribui o aumento da procura aos fundos de previdência complementar à adoção de programas de educação previdenciária, como o Mais Previ, lançado em agosto de 2010.

Tais projetos trazem informações aos participantes com o objetivo de mostrar a relevância de possuir a complementação da aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de oferecer instruções sobre como investir da forma mais adequada. "Muitas pessoas não percebem o diferencial que é contribuir para um plano complementar e a importância de começar o mais cedo possível, a fim de garantir a manutenção de suas rendas após o período laboral", alertou Flores.

Adesões
Robson Rocha, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, atribui os avanços da Previ a um esforço conjunto. "O trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com as gerências regionais de Gestão de Pessoas do BB tem sido fundamental para o aumento das adesões dos novos funcionários ao Previ Futuro", disse. A seu ver, os fundos de pensão são ainda uma ótima ferramenta para estimular a retenção de talentos nos quadros do governo e das estatais.

Dados da Previ mostram que o aumento no número de concursados no BB teve papel fundamental para o crescimento da entidade. Em 2009, o número de empossados foi 4.184, menos da metade do que o registrado no ano passado. Em 2006, o número de contratações ficou em 2.829 e, em 2005, houve ingresso de apenas 799 concursados nos quadros da empresa.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra