segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ministério da Saúde é contra mudanças no PL 2203 que afetam adicional de insalubridade e jornada de médicos



Condsef     -     09/04/2012






A Condsef participou de uma reunião no Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira onde foram tratados temas importantes para os servidores do setor. O MS informou que foi consultado pelo Ministério do Planejamento sobre duas situações contidas no projeto de lei (PL) 2203/11. Uma diz respeito a mudanças na forma de pagamento do adicional de insalubridade e a outra trata da jornada dos médicos com redução de salário.



Em ambos os casos o Ministério da Saúde informou que é contrário a essas mudanças e encaminhou análise técnica com esta posição que foi anexada ao PL.


A posição do MS é importante uma vez que o Planejamento insiste em dizer que as mudanças promovidas, que prejudicam milhares de servidores, serão mantidas. Condsef e suas filiadas seguem lutando para que essas situações sejam retiradas do PL onde nenhum dos temas foi sequer debatido com os trabalhadores. O MS informou ainda que foram suspensas as análises dos processos dos servidores solicitando a conversão do tempo insalubre para fins de aposentadoria.

Isso aconteceu porque os núcleos responsáveis por aplicar a norma contida no mandato de injunção (MI) 880 estavam atuando de forma diferente ao que fala a Orientação Normativa nº 28 que trata do assunto. Para o MS a orientação não estava sendo bem compreendida e por isso uma nova Orientação Normativa será feita para que as análises dos pedidos de aposentadoria especial dos servidores sejam retomadas.



Assim que a nova norma for publicada o ministério fará também uma teleconferência com os setores dos núcleos a fim de padronizar esses procedimentos. A expectativa é que essas providências possam resolver os entraves que os servidores têm encontrado quando recorrem ao MS em busca da conversão de tempo para requerer a aposentadoria especial.

Todas as novas informações de interesse deste e de outros setores da base da Condsef seguem sendo divulgadas aqui em nossa página.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra