quinta-feira, 5 de abril de 2012

A patrola governista



Vilson Antonio Romero
DIAP     -     05/04/2012





Tá dura a vida do funcionalismo público federal! Além amargar mais de três anos sem recuperação de seu poder aquisitivo, com o custo de vida subindo em percentuais acima dos índices divulgados e manipulados oficialmente, os servidores não vislumbram nenhuma expectativa diante do cenário imposto pelo Palácio do Planalto.

Primeiro, o governo está dando as cartas e jogando de mão, numa dominação quase totalitária dos operadores institucionais e dos Três Poderes. O Executivo está plenamente loteado entre os partidos da coligação, com repercussão imediata no Legislativo, onde a base, apesar do freqüente "fogo amigo" anda perto dos sólidos 70%, como mostrou recente votação de projetos de interesse do governo.

Por outro lado, o governo petista também é responsável pela indicação da maioria maciça dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Pode não representar nada, mas quando a matéria tiver um viés político, penderá para que lado? Respondam os leitores.

A mão de ferro palaciana, sob o argumento da necessidade de blindar o Brasil contra a crise internacional tem funcionado. Enquanto em outros países, como os europeus, têm sido baixadas medidas de redução de aposentadorias e cortes de salários de servidores, aqui nem precisou de "pacotes" neste sentido. O arrocho está aí. E todos os servidores estão sentindo na pele, na mesa e no bolso.

A demonstração mais flagrante de que o governo faz o que quer quando quer foi a votação da criação do fundo de pensão para as aposentadorias dos servidores que ganham acima do teto do INSS.

A matéria integra o projeto neoliberal acordado por Fernando Henrique Cardoso com o Fundo Monetário Internacional nos anos 90. E o governo dito progressista, defensor dos trabalhadores, jogou todas as fichas em sua aprovação, entregando a aposentadoria de seus empregados a mercê da rapinagem do mercado financeiro.

Na história recente do Parlamento brasileiro, nunca tínhamos visto uma sessão plenária ocorrida numa terça feira na Câmara dos Deputados com quórum tão expressivo e com os parlamentares fazendo questão de votar nominalmente uma matéria antipática à parcela expressiva de seus eleitores.

Isto ocorreu em 28 de fevereiro de 2012, com a presença de 454 parlamentares, sendo contra somente 134. É quórum para aprovar com folga qualquer Proposta de Emenda Constitucional. Por quê? Porque estavam em jogo não as aposentadorias dos servidores, mas bilhões de reais em emendas parlamentares contingenciadas pelo Planalto e um sem-número de cargos de segundo e terceiro escalões a serem nomeados. A conta tinha que ser paga com votação da base aliada.

No Senado, a patrola governista também funcionou. Exatamente um mês depois, no dia 28 de março, pela manhã o projeto que havia chegado da Câmara foi aprovado a "toque de caixa" em duas Comissões Permanentes e à tarde em votação simbólica no plenário.

Apesar de dias antes os senadores terem feito "mise en scene" numa audiência pública onde mais de uma dezena de representações sindicais e associativas de servidores torpedearam o projeto, pela sua perniciosidade para a categoria.

Com isto, passou o projeto e foi sepultada a esperança de que as aposentadorias dos funcionários públicos se livrariam de ficar ao leo, ao bel-prazer dos humores das bolsas e aplicações. Lamentável e desesperançoso o quadro! A patrola governista é inclemente!


Vilson Antonio Romero é Jornalista, auditor fiscal da RFB, diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa, da Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social e presidente do Sindifisco Nacional em Porto Alegre. E-mail: vilsonromero@yahoo.com.br



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra