segunda-feira, 30 de abril de 2012

Procuradorias asseguram critérios fixados para isenção da taxa de inscrição do concurso da Câmara dos Deputados



AGU     -     30/04/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu restabelecer, na Justiça Federal, os requisitos para isenção da taxa de inscrição do concurso público da Câmara dos Deputados, promovido pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). A decisão considerou legal a dispensa do valor para candidatos de baixa renda registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Edital n.º 1, de 14 de março de 2012, determinou os critérios de isenção com base nos Decretos n.º 6.135/07 e nº 6.593/08. Mesmo assim, a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou Ação Civil Pública alegando que a exigência do CadÚnico violaria o princípio de igualdade entre os candidatos carentes. Dessa forma, pediu a reformulação do edital e novo prazo para que os interessados apresentassem documentos que comprovassem a renda baixa, independente do Cadastro Único.

A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Fundação Universidade de Brasília (PF/FUB) afirmaram que o Cespe não estipulou restrições no edital. Segundo eles, o objetivo foi conceder a isenção aos candidatos efetivamente de baixa renda, que apresentassem a declaração concedida pelo governo.

Em primeira instância, a 3ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal havia acolhido o pedido da DPU, determinando novo prazo para que os candidatos apresentassem documentos que comprovassem a carência.

As procuradorias, entretanto, recorreram à Justiça reforçando que a alteração do edital atrasaria o cronograma do concurso, o que poderia causar dano irreparável aos cofres públicos. Ao permitir a isenção para candidatos sem o CadÚnico, a arrecadação de recursos para realizar o processo seletivo também seria prejudicada. Tal decisão, segundo os procuradores, abriria precedente para a isenção da taxa inscrição a pessoas que não sejam de baixa renda.

Para os procuradores, a decisão de afastar a necessidade de inscrição no CadÚnico não fixou critérios objetivos para a comprovação da baixa renda. A medida separou os critérios razoáveis e isonômicos estabelecidos, observando apenas questões administrativas. Defenderam a impossibilidade de admitir tal postura, pois afronta aos princípios da legalidade, isonomia e da separação de poderes.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconhecendo a irregularidade da determinação anterior acolheu os argumentos da AGU e anulou a decisão, restabelecendo os critérios estipulados no edital do Cespe.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra