sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reforma administrativa do Senado segue na pauta da CCJ



Agência Senado     -     13/04/2012





A proposta de reforma administrativa do Senado (PRS 96/2009) continua na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e pode ser votada na quarta-feira (18) às 10h. Na semana passada, a votação foi adiada por causa do prolongado debate sobre uniformização das alíquotas do ICMS para acabar com a guerra fiscal.

O relator da reforma, senador Benedito de Lira (PP-AL), pressiona para que se vote o projeto. Há um voto em separado do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), no qual ele defende uma redução na estrutura da Casa maior que a apresentada por Benedito de Lira. O voto em separado só entrará em votação se o relatório de Lira for rejeitado.

Histórico da reforma administrativa:
* As mudanças na estrutura administrativa do Senado foram propostas inicialmente em 2009 pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) um estudo sobre o tema.

* No mesmo ano, a Mesa apresentou o projeto de resolução 96/09, acolhendo as propostas da FGV com contribuições de outros setores do Senado.

* Em 2010, foi formada uma primeira subcomissão ligada à CCJ, tendo o então senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como relator. O documento produzido por ele não chegou a ser votado pelo colegiado.

* Em 2011, uma nova subcomissão foi formada. Depois de audiências públicas e de debates com dirigentes do Senado, a subcomissão aprovou o substitutivo do relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) em 6 de julho.

* O exame da matéria passou então para a CCJ no fim de 2011, com Benedito de Lira (PP-AL) como relator, depois que o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) declinou da indicação. Em 13 de dezembro, Lira apresentou seu relatório.

* Em março deste ano, a matéria voltou à pauta da CCJ, quando Benedito de Lira apresentou uma “complementação do voto”.  Para conhecer melhor as propostas, o senador Ricardo Ferraço apresentou pedido de vista.

* No dia 28 de março, Ricardo Ferraço continuou defendendo uma proposta alternativa e apresentou um voto em separado.

Algumas das propostas do relatório do senador Benedito de Lira:
* Redimensionamento do número de terceirizados, com corte de 30% no número de contratados;
* Fixação de 12 cargos em comissão por gabinete, com possibilidade de desdobramentos para nomeação de até 55 auxiliares;
* Lotação de no máximo cinco servidores efetivos em cada gabinete;
* Criação de serviço de fonoaudiologia, com dois cargos sendo preenchidos por concurso público;
* Estabelecimento de oito cargos em comissão (de livre nomeação) para os gabinetes das lideranças partidárias e dos membros da Mesa. No substitutivo de Benedito de Lira apresentado em dezembro, eram apenas quatro cargos.

* Desmembramento do Serviço de Pesquisa e Atendimento ao Usuário, com a criação de um serviço de pesquisa voltado a apoiar as atividades fins do Senado;
* Manutenção do Programa Interlegis.

Algumas propostas do voto em separado do senador Ricardo Ferraço:
* Redução do número total de cargos em comissão (livre nomeação) de 1.499 para 1.219.

* Redução do número de funções comissionadas de 2.072 para 907;
* Nos gabinetes, redução do número máximo de cargos de livre nomeação que podem ser providos por meio do chamado desdobramento dos atuais 79 para 25;
* Redução de sete para cinco do número de funcionários do quadro permanente que pode servir em um gabinete;
* Determinação para a realização de um estudo dos serviços terceirizados contratados, com meta de redução de 30% do volume atual de mão-de-obra contratada;
* Autorização para que a chefia de gabinete seja ocupada tanto por servidor efetivo quanto por comissionado para que o senador possa nomear pessoa de sua absoluta confiança para o cargo mais importante de seu mandato;
* Prazo de 180 dias para que o Senado apresente estudos e análises sobre a Secretaria Especial de Editoração e Publicação (Gráfica), sobre a Secretaria Especial de Informática (Prodasen), sobre a Secretaria de Assistência Médica e Social (Sams), sobre a Secretaria de Biblioteca e sobre a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra