sexta-feira, 11 de maio de 2012

Demonstrada validade de teste de aptidão física em concurso para motorista do MPU



AGU     -     11/05/2012





A Advocacia geral da União (AGU) confirmou, na Justiça, a legalidade da exigência de teste de aptidão física para o cargo de Técnico de Apoio Especializado de Transporte do Ministério Público da União. Com a decisão, ficou garantido o cumprimento do cronograma das avaliações.

O exame foi questionado por um candidato, que apesar de alcançar pontuação na primeira etapa, foi reprovado no teste físico. Diante disso, ele acionou a Justiça para tentar assegurar o direito de continuar no certame e participar da prova prática de direção, alegando que o edital era ilegal.

A Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU2) argumentou que a finalidade do exame de aptidão física é aferir a capacidade do candidato em relação às condições necessárias para exercer o cargo.

Os advogados da União acrescentaram que o Edital é considerado a lei interna do concurso e interpretar a referida norma de forma diversa levaria à violação do princípio da isonomia, que deve ser observada em todos os certames públicos.

A 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro concordou com os argumentos apresentados pela AGU e ressaltou que o Supremo Tribunal Federal, em decisões recentes, entendeu que a realização do exame de aptidão física para o cargo de Técnico de Apoio Especializado, não fere a Constituição.

A PRU2 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra