domingo, 13 de maio de 2012

Justiça suspende desconto e manda devolver gratificação



ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     13/05/2012







Ministério da Cultura vai ter que ressarcir servidor aposentado por débito considerado ilegal

Rio -  O 3º Juizado Especial Federal do Rio determinou a extinção de todos os descontos efetuados pelo Ministério da Cultura em contracheque de aposentado da pasta. A corte julgou a ilegalidade de futuros descontos e mandou devolver os valores já descontados dos proventos do servidor.


Em julho de 2011, o órgão iniciou a redução do valor mensal de gratificação de desempenho e parte dos valores já recebidos estavam sendo cobrados de volta pelo ministério. Em alguns casos, a redução chega a 30%.

Segundo o gestor do Núcleo de Atendimento do Servidor Público (Nasp), Fernando Aires, “a iniciativa tomada pela administração federal contradiz súmulas do STJ e do TCU que impedem a devolução de valores recebidos de boa fé e a decisão, apesar de só beneficiar o autor da ação, serve de esperança para que os aposentados e pensionistas”.


O Ministério da Cultura justificou que os aposentados perderiam o direito à paridade do valor das gratificações quando elas fossem regulamentadas. Contudo, a administração não reduziu o valor da gratificação no mês em que houve a avaliação.

O aposentado do Ministério do Exército, Luiz de Paula Lopes, 80 anos, já recebeu a cata da pasta informando a redução de até 30% da gratificação, mas ainda não sofreu desconto. Ele já ingressou com ação para impedir que os seus proventos diminuam. Dúvidas podem ser tiradas no Nasp (telefone 2215-4529).


Confira os efeitos do tesouraço




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra