quarta-feira, 9 de maio de 2012

Procuradoria recupera apartamento da União ocupado indevidamente por advogada pública em Brasília



AGU     -     09/05/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a desocupação de imóvel funcional ocupado indevidamente por advogada da União em Brasília. Em 2009, a servidora foi exonerada da função de confiança e perdeu o direito ao apartamento. No entanto recusou-se a deixar o local.

A Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) explicou que, diante da continuidade da ocupação, foi pedida a reintegração de posse do apartamento. Os advogados afirmaram que o direito ao uso de imóvel funcional cessa com a exoneração de cargo em comissão ou função de confiança.

A AGU sustentou que a permanência imprópria causa prejuízo ao erário público, visto que a União não poderá disponibilizar habitação a todos os funcionários. O resultado seria a necessidade de pagar, com dinheiro público, auxílio moradia aos servidores que teriam direito a imóvel funcional.

De acordo com os advogados da União, a decisão previne um efeito multiplicador, já que os servidores só devolveriam os imóveis após a aposentadoria, causando dano financeiro ao interesse público.

A funcionária chegou a entrar com um Mandado de Segurança para garantir a permanência no local. Mas, a 7ª Vara Federal da Seção judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos da AGU e determinou a devolução do bem público para a União.

A PRU1 unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra