sábado, 19 de maio de 2012

Servidor do Judiciário protesta



Gustavo Henrique Braga e Cristiane Bonfanti

Correio Braziliense     -     19/05/2012





FUNCIONALISMO - Aumento de gratificações na Câmara estimula reivindicações salariais de trabalhadores de outras áreas


A proposta de atualização da Gratificação de Representação (GR) dos servidores da Câmara — que permitirá um aumento entre 10% a 30% na remuneração total dos funcionários da Casa conforme o Correio mostrou na edição de ontem — levou os empregados do Judiciário a elevar o tom nas negociações salariais com o governo. A pressão por mais recursos para o plano de carreira da categoria é estimulada também pela publicação, na última segunda-feira, da medida provisória que assegurou o aumento para trabalhadores do Poder Executivo. O mal-estar entre os poderes ficou claro: enquanto Executivo e Legislativo obtiveram aumento nos rendimentos, o Judiciário amarga seis anos consecutivos sem qualquer correção.

Em clima de indignação, os funcionários do Judiciário estão com indicativo de greve marcado para o próximo dia 30. “Está claro o desrespeito do governo com a categoria. Enquanto o Executivo usa o artifício de uma MP para beneficiar seus quadros e o Legislativo recorre a uma resolução interna, nós, do Judiciário, não temos autonomia para fazer o mesmo”, afirmou Cledo de Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus-DF). Para piorar, ministra do Planejamento, Miriam Belchior, já deixou claro que não há possibilidade de reajuste ao Judiciário este ano.

Se o projeto de lei para reestruturação do plano de cargos e salários noJudiciário for aprovado, o impacto no orçamento será de, aproximadamente, R$ 7,7 bilhões. No entender de Miriam, o valor é “um tanto grande” e “tem que ser analisado com todo o cuidado”, para o Orçamento de 2013. O primeiro-secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), admitiu que a vinculação da GR ao salário dos parlamentares recebeu uma série de questionamentos, embora não seja tão simples eliminar o vínculo.

O motivo é que, diferentemente da adequação da gratificação ao novo teto dos salários dos deputados, que precisa apenas ser aprovado pela Mesa, a desvinculação deve passar pelo Plenário. “Há um ambiente político para votar isso. É uma maneira de evitar jogar para o futuro o mesmo passivo de hoje”, defendeu Gomes. Ele argumentou ainda que todo o processo para atualizar o valor da GR foi feito de forma transparente. “Eles têm o direito garantido e a reivindicação é justa. Ninguém está fazendo nada ilegal”, sustentou.

Na última terça-feira, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Nilton Paixão, e o deputado Eduardo Gomes foram recebidos com aplausos pelos servidores da Câmara, no hall de entrada do Anexo I da Casa.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra