quarta-feira, 13 de junho de 2012

União vai rever MP que reduzia salários



Isabel Braga
O Globo     -     13/06/2012




Ministra admitiu erro na medida que aumentou a carga horária dos médicos


A pressão dos médicos de hospitais federais, que ameaçavam fazer uma greve nacional, surtiu efeito. O governo federal admitiu o erro, recuou e aceitou modificar a medida provisória 568/2012, que reajusta salários dos servidores públicos, mas que provocaria problemas na remuneração dos médicos, com perdas de até 50%. Ontem, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reconheceu o erro na elaboração da MP, que será corrigido pelo líder do governo no Senado e relator da MP 568, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), em seu relatório.

- O Ministério do Planejamento reconhece que houve um erro na medida provisória - disse Ideli, após reunir-se com o relator.

A MP 568 vem sendo debatida há 15 dias. Segundo médicos, a medida previa uma alteração na jornada de trabalho e na remuneração dos profissionais da saúde, levando à perda salarial. O senador apresentará o relatório com uma emenda acabando com as modificações propostas pelo Ministério do Planejamento sobre os vencimentos da categoria e criando tabelas de remuneração exclusivas para a carreira médica.

Eduardo Braga explicou que a nova tabela dos médicos não significará mudança salarial, mas uma correção na estrutura, criando tabelas específicas para a carreira. Ele pretendia finalizar o relatório ainda ontem e já distribuir o texto aos integrantes da comissão que analisa a MP, para tentar votá-la ainda hoje. Depois de votada, a MP segue para a análise dos plenários da Câmara e do Senado.

Ontem, no Rio, cerca de 200 médicos e residentes fizeram um protesto contra a MP, em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso. Os manifestantes vestiam jalecos e camisas brancas com a frase: "O médico vale muito". No Rio, os médicos não aderiram à paralisação de ontem, que atingiu outros dez estados. Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), Márcia Rocha, a MP atinge 48 mil médicos no país, sendo que metade da categoria trabalha no Rio.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra