quarta-feira, 18 de julho de 2012

Projeto retoma jornada flexível para servidores da Anatel




Agência Câmara de Notícias     -     18/07/2012





A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 583/12, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que permite a adoção de jornada de trabalho de sete horas ininterruptas pelos servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, os servidores cumprem jornada de 8h às 18h, com duas horas de almoço.

O projeto susta os efeitos da Portaria 461/12 da agência, que anulou a adoção da jornada de trabalho flexível em razão de determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O horário flexível foi introduzido na Anatel em 2009, permitindo que os servidores cumprissem jornada de sete horas ininterruptas, sendo que na oitava hora eles estariam de sobreaviso à disposição da agência, totalizando assim as 40 horas semanais do funcionalismo público.

O autor da proposta afirma que pesquisas internas da Anatel, realizadas com os servidores e seus gerentes nos anos de 2009 e 2011, comprovaram os ganhos pessoais e coletivos com a adoção do horário. “Houve redução do absenteísmo, diminuição da evasão, ganhos da qualidade de vida e substancial melhoria do clima organizacional”, aponta. “A agência não para nem na hora do almoço, facilitando a vida dos usuários que podem protocolar documentos nesse período”, complementa.

Segundo Bala Rocha, os dirigentes da Anatel, em 2009, criaram esse benefício ao servidor, e, quase três anos depois, retiraram a conquista, “atrapalhando as vidas das pessoas e prejudicando a gestão de recursos humanos da agência”.

Tramitação
A proposta será analisada pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra